Facchini

Randon New R

Caminhões Volvo FH 2023 terão cinco novos recursos de segurança de série

Volvo/Divulgação

Com as novidades, extrapesados campeões de série passam a contar com 14 recursos de segurança de série e mais seis opcionais

Google News
Referência incontestável de segurança veicular no transporte comercial, a Volvo promete ir além em 2023 e reforçar a ainda mais a posição de liderança neste importante aspecto. Além de contarem com propulsores totalmente e em total sintonia com a nova norma de emissões Proconve P8 (Euro 6), os caminhões Volvo FH 2023 também passarão a sair de fábrica com cinco novos itens de segurança de série. São eles: 


Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP): tecnologia que reduz o risco de tombamento em curvas fechadas e pisos escorregadios, atuando individualmente nos freios para reduzir a velocidade e endireitar a composição.

Piloto Automático Adaptativo: agora de série para o FH rodoviário, um radar instalado na cabine monitora automaticamente a estrada, adaptando a distância do caminhão à do veículo à frente. Reduz a velocidade até parar e retorna o movimento assim que o condutor fizer o comando. Chamada de Stop & Go, esta é uma função exclusiva do piloto automático dos caminhões Volvo.

Air Bag: bolsa que infla automaticamente no volante em colisões, minimizando ferimentos ao motorista. Atua em conjunto com o pré-tensionador do cinto de segurança. Item de série na maioria dos pacotes de acabamento do Volvo FH.

Pré-tensionador do cinto de segurança: reduz ferimentos ao motorista em eventuais colisões.

Espelhos auxiliares: posicionados na parte lateral e frontal, ajudam a reduzir pontos cegos em manobras.

Estamos ampliando ainda mais a segurança, com a oferta de série das principais tecnologias que ajudam a evitar acidentes. É mais um passo rumo ao ‘Zero Acidentes’, nosso ideal de futuro com os veículos da nossa marca”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.


Volvo/Divulgação
Itens já oferecidos de série
As cinco novidades se somam a outros nove itens já oferecidos de série nos extrapesados campeões de venda da marca, sendo:

Freios ABS: introduzidos pioneiramente em caminhões no Brasil pela Volvo, ainda nos anos 90. Impedem o travamento das rodas, aumentando a eficiência da frenagem.

Freios eletrônicos (EBS): garantem uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo. Possibilitam ainda desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas.

VEB+: consagrado sistema de freio motor de alta performance da Volvo, que ajuda a controlar a velocidade em descidas sem necessidade de acionamento dos freios de serviço ou retarder, economizando combustível, lonas ou pastilhas de freios. A versão “+”, de alta potência de frenagem, agora é de série em todos os motores da linha F.

Controle de tração: aumenta a capacidade de controle em pisos de baixa aderência, como em caso de chuva, lama ou outros terrenos escorregadios.

Auxílio de partida em rampa: mantém os freios da composição ativados até que o caminhão avance nos arranques em subida.

Luzes de freio de emergência: piscam intermitentemente em frenagens bruscas, alertando quem vem atrás.

Cabines com célula de sobrevivência: projetadas para proteção máxima aos ocupantes, as cabines Volvo excedem largamente as exigências das normas de segurança da Europa.

Para-choque frontal anti-intrusão: dispositivo que evita que automóveis fiquem presos embaixo do caminhão em colisões frontais, facilitando operações de resgate.

Teto solar com saída de emergência: possibilita evacuação da cabine em caso de tombamento com obstrução das portas.


Volvo/Divulgação
Opcionais
E para os transportadores que não abrem mão da máxima segurança operacional, a montadora oferece ainda mais seis recursos como opcionais:

Direção inteligente VDS: tecnologia que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista (opcional).

Detector de atenção: emite sinais sonoros e visuais quando o sistema entende que o motorista está cansado (opcional). 

Monitoramento da faixa de rodagem: sistema que emite sinal sonoro quando o caminhão cruza a faixa sem sinalizar (opcional).

Sensor de ponto cego: radar no lado direito do caminhão que alerta sobre veículos que possam não estar visíveis no espelho (opcional).

Câmera de ponto cego: localizada abaixo do retrovisor direito, tem amplo ângulo de visão. Permite visualização de toda a lateral do veículo no display secundário do painel, cobrindo pontos de difícil visibilidade pelos retrovisores tradicionais (opcional).

Freio Anticanivete: sistema exclusivo Volvo, promove micro frenagens na carreta para diminuir a ocorrência do efeito “L” entre o caminhão e o implemento (opcional). 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA