Facchini

IVECO realiza venda assistida de 20 caminhões Hi-Way movidos a gás

IVECO/Divulgação

Operados em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas, caminhões contam com motor FPT Cursor 13 de 460 cv e autonomia para 500 quilômetros

Google News
Em total sintonia com a crescente adoção de práticas ESG (Environmental, Social and Governance) no transporte rodoviário de cargas brasileiro, a IVECO segue investindo no desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis, como por exemplo, produtos com tração alternativa. Prova disso é o Brasil Natural Power, programa que tem a missão de desenvolver um ecossistema estruturado e produzir veículos comerciais – cargas e passageiros – movidos a combustíveis alternativos.

Com aporte de R$ 60 milhões, a iniciativa visa atender as peculiaridades operacionais do transporte no Brasil e tem como foco inicial a utilização do gás natural veicular (GNV) e  biometano.


O futuro é construído por ações realizadas no presente, e é com esse pensamento que a IVECO realiza iniciativas concretas, como o Brasil Natural Power, no sentido da descarbonização e da promoção de um transporte mais limpo. A IVECO não para e continuaremos em movimento buscando soluções inovadoras e transformando produtos e serviços em sustentabilidade e produtividade para nossos clientes”, diz Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Na prática, a iniciativa da montadora começa a ganhar as estradas brasileiras com a venda assistida dos 20 primeiros caminhões IVECO Hi-Way NG 6X2 600S46T, equipados com motor FPT Industrial Cursor 13 de 460 cv e 100% movidos a GNV. Os exemplares irão operar em parceria com um grande grupo econômico do setor de terceirização de frotas. 

Também participam do programa a Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (ABEGÁS), intermediando a relação com a rede de distribuição para promover a expansão da infraestrutura do gás natural no Brasil; a ZF, com a produção da transmissão que equipa os caminhões; e a Bosch, que reunirá os dados do veículo e utilizará a informação como parâmetro para, em conjunto com a montadora, implementar melhorias na versão de produção em série do produto, baseado nas missões reais monitoradas.


Segundo a montadora de origem italiana, os novos extrapesados movidos a gás contam com autonomia para até 500 quilômetros e serão fundamentais para validar, do ponto de vista do cliente, em missões reais e diversificadas, a experiência do transportador e do motorista com a performance dos veículos.

A IVECO aposta no gás como uma alternativa viável no curto prazo para a redução de poluentes e com TCO atrativo para o transporte de cargas e pessoas. Já temos essa tecnologia consolidada, e ela servirá como ponte para os próximos passos do programa. É importante destacar que o futuro da propulsão alternativa é composto por uma matriz com diversas tecnologias, e as soluções devem ser combinadas pensando nas missões e objetivos dos nossos clientes. Nós, da IVECO, já estamos nos preparando para isso”, explica Bernardo Brandão, diretor de Marketing e de Portfólio de Produto da IVECO para a América Latina.

Mais do que o lançamento de um produto, a IVECO está criando um programa estruturado, com parceiros estratégicos em vários setores para viabilizar a propulsão alternativa para os transportadores brasileiros”, completa Brandão.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA