Facchini

Caminhões Volvo FH Euro 6 irão economizar cerca de 100 milhões de litros de diesel em 2023

Volvo/Divulgação

Novo motor D13K, transmissão I-Shift de 7ª geração, novo turbo compressor e tecnologias aprimoradas estão entre as novidades que irão proporcionar uma redução de 8% no consumo de diesel em cada exemplar

Google News
Sinônimo de segurança inigualável, a Volvo promete ir além e se destacar também em economia, através de um reforço no compromisso com a sustentabilidade. Para isso, a montadora de origem sueca, apresenta agora ao mercado brasileiro a linha 2023 de caminhões Euro 6, aposta da marca para atender com precisão a nova norma de emissões que entrará em vigor a partir de 2023, Proconve P8 (Euro 6).

Nossa nova linha de caminhões Euro 6 vai muito além do que a mudança de legislação exige. Apresentamos melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. Isso reforça nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, assegura Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. “É uma linha de caminhões excepcional, repleta de novidades e com excelente eficiência energética para todas as aplicações do transporte brasileiro”, completa Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.


Líder incontestável de vendas entre os extrapesados, a linha Volvo FH chegará em 2023 repleta de novidades que priorizam ainda mais a economia de combustível. Em números, a marca promete entregar uma redução de 8% no consumo de combustível em relação aos modelos comercializados atualmente. Quando comparados com os modelos comercializados em 2014, a economia será ainda mais impressionante, 23%.

Para isso, as novidades começam pelo novo motor Volvo D13k. Euro 6. Com potências de 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o propulsor chegará ao Brasil repleto de novidades e atualizações. Destaque para um novo sistema Common Rail com injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético.

Completamente novo, é uma evolução do consagrado D13 que equipa a linha F. O D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil.


As novidades do propulsor Volvo não param por aí. Destaca-se também a introdução de um novo turbo compressor, mais eficiente, que permite gerar torque máximo em rotações ainda menores e é mais silencioso. Com tudo isso, o mercado brasileiro passa a contar exatamente com o mesmo motor comercializado atualmente no mercado europeu. 

O novo motor é o estado da arte tecnológico para auxiliar os transportadores a obter melhores resultados, aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional”, diz Valerio. “O projeto também priorizou o mercado brasileiro, para atender as exigentes condições locais de severidade”, complementa.

Atrelado ao novo motor Volvo D13K estará a uma nova caixa de câmbio I-Shift. Agora na 7ª geração e completamente atualizada, a consagrada transmissão proporcionará aos motoristas trocas de marcha até 30% mais rápidas, quando comparada com a versão anterior. A caixa também sairá de fábrica com modos de condução aprimorados e I-See Pré Mapeado. “A engenharia da Volvo desenvolveu uma transmissão ainda melhor, mais robusta, muito mais eficiente, garantindo mais benefícios na operação de transporte, seja no desempenho do veículo ou na redução do consumo do combustível”, declara Jeseniel Valerio.


Novidades e tecnologias apresentadas anteriormente pela marca também seguirão presentes novos caminhões Volvo Euro 6, fazendo ainda mais diferença no quesito economia de combustível. É o caso das melhorias aerodinâmicas introduzidas recentemente no chamado Pacote Aero, além do  Aceleração Inteligente Volvo, agora aprimorado e responsável por identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa.


Com a combinação de todas as atualizações e novidades introduzidas na linha Euro 6 2023, a Volvo prevê que juntos, os clientes da linha FH deixarão de consumir cerca de 100 milhões de litros de diesel no próximo ano, o equivalente a uma redução de de emissão em torno de 40.000 toneladas de CO2. 


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA