Facchini

Scania comprova segurança de caminhões movidos a gás em teste de colisão

Scania/Divulgação

Vídeo divulgado pela montadora revela detalhes e execução de um teste de colisão lateral nos cilindros de GNV

Google News
Desde o lançamento, os caminhões Scania movidos a gás são alvo de inúmeras dúvidas e questionamentos em relação a segurança da tecnologia, especialmente em situações de colisão lateral, mesmo contando com sistema anti explosão, três válvulas de segurança e presença de tecnologia militar no revestimento dos cilindros.



Com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas, acabar com mitos e inverdades sobre a tecnologia e comprovar a segurança dos caminhões movidos a gás, a Scania revelou neste mês, imagens e detalhes do processo de testes dos exemplares em uma situação de colisão lateral. No vídeo divulgado pela montadora sueca, um caminhão equipado com cilindros com capacidade para 80 litros cada, é submetido a um forte impacto lateral que simula o impacto de um veículo de passeio. 

Nós posicionamos o trator de reboque carregado pesado na pista de teste. Em seguida, usamos um cabo de aço para puxar a barreira deformável, representando um carro de passeio, direto para a instalação do tanque de gás montado na lateral, simulando uma colisão lateral”, explica Dan Loftén, engenheiro especialista em P&D da Scania.


De acordo com a marca, a realização constante de testes faz parte da busca por níveis de segurança cada vez e mais altos e que vão além das exigências legais, contando inclusive com requisitos internos baseados em estatísticas de acidentes e estudos aprofundados.

Ainda segundo a montadora sueca, após a realização de cada teste de colisão, os resultados são minunciosamente analisados, incluindo até mesmo a desmontagem dos caminhões e componentes. 

E então a análise. Usamos dados de medições durante o teste e também analisamos os vídeos de alta velocidade para ter uma visão detalhada do evento”, completa Loftén.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA