Facchini

Randon New R

Mercedes-Benz Arocs economiza 15% de diesel e conquista mineração de granito

Caminhões Mercedes-Benz Arocs atuam na movimentação de terra e sobras em mina localizada no Norte do Espírito Santo - Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Transportando até 48 toneladas de carga líquida, quatro caminhões Mercedes-Benz Arocs estão se destacando na operação da Cattegran Granitos, no Espírito Santo

Google News
Desenvolvido para atender com precisão as operações mais severas do mercado brasileiro, como por exemplo, os segmentos de mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura, o Mercedes-Benz Arocs 8x4 já conquista uma posição de destaque no segmento off-road. Prova disso são os resultados operacionais significativos que quatro exemplares estão entregando à Cattegran Granitos do Brasil, empresa capixaba e única produtora do granito Branco Siena.



Combinados com basculantes Rossetti de 22 m³ e contando com uma impressionante Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 toneladas, os caminhões Mercedes-Benz Arocs operam diariamente na mina localizada na cidade de Governador Lindenberg, no Norte do Espírito Santo. Por lá, os gigantes off-road são responsáveis pelo transporte e movimentação de terra e sobras do processo de extração dos blocos de granito, operando com até 48 toneladas de carga líquida.

Entregues em abril deste ano através de um negócio que contou com o apoio do concessionário Vitória Diesel, os quatro caminhões Mercedes-Benz Arocs 8x4 já se destacam pela significativa redução dos custos operacionais, aumento da produtividade, segurança e aprovação por parte dos motoristas, mesmo diante dos desafios do ponto de extração, como por exemplo, uma cava com 120 metros de profundidade e rampas com até 35 graus de inclinação


Após os primeiros meses de operação, já chegamos até 15% de redução no consumo de combustível, em comparação com o Actros 8x4, que trocamos nessa renovação de frota”, afirma Renan Catelan Filho, CEO da Cattegran Granitos do Brasil. “Isso nos surpreendeu positivamente, assim como também a velocidade operacional que alcançamos com o Arocs, que saltou de 4 para 9 km/h”.

O Arocs é a melhor ferramenta já vista no mercado para a mineração”, destaca Renan Catelan Filho. “Esse caminhão trabalha numa operação bem severa nas movimentações de granito, devido ao peso elevado e ao formato deste minério e também porque o veículo atua em terrenos muito íngremes, que chegam até 120 metros de profundidade”. 


Do ponto de vista dos motoristas, a cabine moderna, a ampla área envidraçada, o conforto e a elevada segurança embarcada, proporcionada por itens como sistema de freio eletrônico (EBS), função Hold, sistema de auxílio de partida em rampas, além do freio de estacionamento eletrônico com ativação automática ao abrir a porta, são fatores que consagram a linha Arocs como um grande diferencial no segmento de mineração.

O sucesso do Arocs nas severas operações da Cattegran reafirma que nosso gigante off-road está entregando o que foi prometido em seu lançamento no final do ano passado, especialmente economia e produtividade, como constata o nosso cliente capixaba, que é líder no setor de granitos”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O Arocs trouxe novos patamares de força, robustez e tecnologia para o nosso mercado, a partir das demandas dos clientes. Ou seja, estamos seguindo nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz. Neste caso, as mineradoras falaram e captamos suas opiniões, avaliações e sugestões para entregar uma solução completa aos clientes, o que envolve serviços focados nesse setor”.



Mercedes-Benz Arocs 8x4 opera em jazida com até 120 metros de profundidade - Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Vitória Diesel garante atendimento vocacionado
Com a chegada do Arocs, estamos iniciando uma nova jornada com a Mercedes-Benz e a Vitória Diesel, com expectativa de muito sucesso”, afirma Renan Catelan Filho. “Temos relacionamento e amizade com os parceiros do concessionário. Ligou, eles nos atendem rapidamente, dando atenção para nossas necessidades. Aliás, estamos finalizando a construção de uma base de serviços de manutenção dentro da nossa mina de Governador Lindenberg e a Vitória Diesel terá uma estrutura própria nessa área para nos dar apoio total e rápido de peças e serviços. Um bom exemplo é a disponibilização de uma cesta de peças do Arocs, o que facilita muito a assistência técnica do caminhão. Por tudo isso, o Arocs é o melhor custo/benefício do mercado dentro da nossa realidade, bem distante dos seus concorrentes”.


Estamos vivendo um grande marco para o segmento de mineração em nosso Estado. Com a Cattegran, celebramos esse marco por meio da entrega do Arocs, o caminhão nascido da força. Ele foi desenvolvido nos mais altos padrões de sustentabilidade e no alto dos seus 510 cavalos entrega 245 mkgf de torque, arrasta 150 toneladas e transporta 58 toneladas. Agradecemos à Cattegran por nos desafiar e por se aliançar com a Vitória Diesel”, ressalta Alberto Nascimento, diretor Comercial do concessionário.

Com a chegada do Arocs, a Mercedes-Benz revolucionou o portfólio de produtos e serviços. Subimos vários degraus na oferta de soluções focadas e atendimento vocacionado para operações fora de estrada. A presença da Vitória Diesel na oficina da Cattegran mostra muito bem esse compromisso”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso objetivo é que os clientes alcancem mais disponibilidade com seus caminhões, mais produtividade e mais rentabilidade. Onde quer que eles precisem, nós, da Fábrica e da Rede de Concessionários, estaremos ao seu lado para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road”.



Cattegran em números
Única produtora do Branco Siena, a Cattegran Granitos do Brasil comercializa aproximadamente 40.000 metros cúbicos de granito por ano, que são transformados em blocos e comercializados para indústrias de todo o Brasil, principalmente do Espírito Santo. Mensalmente, a empresa é capaz de produzir 400 blocos, que variam de 5 a 12 metros cúbicos de tamanho.

70% das entregas são feitas pela frota própria da Cattegran, que conta atualmente com três caminhões extrapesados Mercedes-Benz Actros rodoviário. Já o restante é retirado pelos próprios clientes.

Atualmente o Espírito Santo é o maior produtor mundial de rochas ornamentais e também um dos maiores de mármore e granito.

Quatro Mercedes-Benz Arocx 8x4 foram entregues à Cattegran em abril - Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Caminhões e Carretas


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA