Facchini

Conheça em detalhes o novo Mercedes-Benz Arocs 8x4

Mercedes-Benz/Divulgação

Com PBT de até 58 toneladas e CMT de 150 toneladas, novo gigante off-road chega para atender operações com básculas

O mercado brasileiro de caminhões off-road passou a contar neste mês com uma importante novidade que promete acirrar de maneira significativa o segmento. Trata-se do novo Mercedes-Benz Arocs 8x4, extrapesado desenvolvido com foco no atendimento aos setores de mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.


“O Arocs traz em seu DNA a origem alemã, destacando-se pelo seu alto padrão de qualidade e eficiência. Aqui, no Brasil, o Arocs 8X4 foi desenvolvido e intensamente testado pelos engenheiros da Empresa em operações severas fora de estrada e nos locais de trabalho de empresas que são referência no setor de mineração”, ressalta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ou seja, esse nosso novo gigante off-road nasceu em operações reais brasileiras a partir da necessidade de nossos clientes”.

Com capacidade técnica para até 58 toneladas de peso bruto total (PBT) e 150 toneladas de capacidade máxima de tração (CMT), conforme as condições de operação, o novo extrapesado que substitui o já conhecido Actros 4844 K, sai de fábrica preparado para para receber básculas de 20 a 24 m³ de capacidade volumétrica de carga.

“O Arocs 8x4 é a evolução da Mercedes-Benz no segmento off-road, que atendíamos, até pouco tempo, com o Actros 4844 8x4”, destaca Roberto Leoncini. “Ele será a nova referência no Brasil em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em conforto e praticidade.", completa o executivo.

Conheça agora em detalhes o novo Mercedes-Benz Arocs 8x4, extrapesado que estreia com uma série de atributos e características específicas para atender com precisão as operações mais severas do mercado brasileiro.

“Esse fantástico bruto para operações off-road chega ao País consagrado pelo sucesso na Europa e em outros mercados”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aqui, ele ganha uma série de características específicas para atender o Brasil e outros países com condições extremas de operação fora de estrada como as nossas, porque também será exportado, a partir do ano que vem, para a América Latina e outros continentes”. 


Mercedes-Benz/Divulgação
Trem de força
Um dos primeiros grandes destaques do novo Mercedes-Benz Arocs 8x4 é o trem de força robusto e resistente, composto pelo consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros, 510 cavalos de potência a 1.800 rpm e torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm.

Já o alto desempenho e confiabilidade, são assegurados pela combinação da motorização com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem. Além de trocas de marchas mais rápidas e eficientes, a caixa também traz como diferenciais, alavanca multifuncional na coluna de direção, funções Hill Holder e Hold, além de três modos de operação, sendo, Economy Standard e Power Off-Road.

Destaca-se ainda a presença de uma tomada de força com rotações mais baixas do motor, atributo que assegura menor tempo de basculamento da caçamba, otimizando assim o tempo de descarregamento, bem como o de ciclo.

O trem de força do novo MB Arocs 8x4 ainda é complementado pela presença do conjunto de eixos traseiros Mercedes-Benz HL7 + HD7, com redução nos cubos e capacidade técnica de até 20 toneladas por eixo. 


Mercedes-Benz/Divulgação
Robustez
Não há dúvidas de que a robustez é uma das principais características que devem estar presentes em caminhões destinados a aplicações no segmento off-road. Para isso, o novo Mercedes-Benz Arocs 8x4 conta com pneus OTR vocacionados para operações fora de estrada, rodas reforçadas, para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e sistema elétrico preparado para ambientes agressivos e resistente aos impactos naturais de pisos irregulares.

A robustez do novo extrapesado também é assegurada por uma Suspensão otimizada que prioriza a maior durabilidade e confiabilidade.

A suspensão dianteira do Arocs é formada por molas parabólicas de 4 lâminas assimétricas, com capacidade de carga de 9 toneladas para cada um dos dois eixos dianteiros direcionais. Isso assegura maior capacidade de carga e melhor distribuição de carga no veículo, além de maior conforto de suspensão e estabilidade de direção. 

As molas foram projetadas e testadas especificamente para condições extremas off-road, com barras estabilizadoras no primeiro e no segundo eixos. Buchas de metal-borracha livres de manutenção foram introduzidas nas molas, amortecedores e estabilizadores.

Já a suspensão traseira do Arocs foi otimizada para garantir a máxima durabilidade e confiabilidade. Ela conta com molas parabólicas reforçadas com 100 mm de largura. Oferece melhor estabilidade, maior rigidez e, portanto, vida útil mais longa. Também dispõe de barras estabilizadoras reforçadas e amortecedores de dupla ação. As suspensões independentes têm fixação com “jumelo”.

O chassi do novo Mercedes-Benz Arocs também conta com uma série de melhorias que priorizam a robustez. Destaque para ângulos de ataque e saída maiores (25 graus), para-choques frontal e traseiro mais elevados em relação ao solo (250 mm) e longarina com espessura de 9 mm, além de fácil implementação de carrocerias e instalação de equipamentos.


Mercedes-Benz/Divulgação
Cabine
O aspecto de imponência e força é assegurado pela cabine global da família Arocs. Com design arrojado, o habitáculo traz como principal diferencial externo uma grade dianteira única no portfólio da marca, com quatro aletas e dois spoilers laterais.

O fácil e confortável acesso a cabine do Arocs brasileiro é assegurado por um degrau extra flexível. E por falar em conforto,  a boleia do novo Mercedes-Benz Arocs 8x4 conta com 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm. Destaca-se ainda a presença do conceito de célula de sobrevivência em total conformidade com a norma ECE-R29.

Os atributos internos não param por aí. O novo extrapesado off-road também conta com painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado.

Já a comodidade do motorista no dia a dia operacional é garantida pela presença de rádio MP3 com Bluetooth e conector USB, tomada de ar comprimido para limpeza interna, tapetes de borracha, redes para objetos na traseira, preparação para câmera de ré e para rádio PX, teclas adicionais para implementos e dois porta-objetos internos com tampa atrás dos bancos com capacidade total de 430 litros (2 x 215 litros).

E para atender com precisão todas as necessidades do segmento de mineração, a cabine do novo MB Arocs também conta com uma série de acessórios específicos, como, para-sol externo, caixa do espelho em cinza fosco, espelho de aproximação, tampa de acesso externo ao compartimento de ferramentas, degrau e corrimão de acesso à báscula (opcional), janela na parede traseira, cobertura dos degraus, para-choque com cantos em aço e protetores de faróis, pino para reboque, protetor do cárter, mosquiteiro na frente do radiador, isolamento de ruído e bandeja contra poeira no motor.


Mercedes-Benz/Divulgação
Segurança
Quando o assunto é segurança, o novo Mercedes-Benz Arocs 8x4 também não deixa a desejar. O novo off-road alemão vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro, solução que se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. Destaca-se ainda  frenagem é precisa, com progressividade controlável graças a integração com o freio eletrônico que conta com ABS e ASR.

Já a direção segura é garantida pela função Hill Holder, que auxilia partidas em rampas, e pelo sistema de controle de tração ASR, responsável por controlar seletivamente a força de tração nas rodas motrizes ao dirigir em solo escorregadio.

O novo Mercedes-Benz Arocs 8x4 também conta com freio de estacionamento eletrônico, ativado automaticamente ao abrir a porta do caminhão com o veículo parado, e função Hold, ativada quando o veículo está parado e pressionando o pedal de freio com mais força. 

Atendendo a pedidos dos clientes brasileiro, o novo Arocs também conta com freio retarder a óleo. Quando combinado com os demais sistemas de freio, o retarder Voith R115 HV oferece cerca de 900 cv de potência de frenagem a 2.300 rpm.

A lista de atributos de segurança ainda é complementada pela presença de faróis halógenos (baixo, alto e de neblina), DRL em LED com acendimento automático, lanterna traseira em LED com aviso sonoro de marcha à ré, luz indicadora de posição, conjunto óptico de lâmpadas H7 long life para serviços pesados, grades de proteção contra impactos para menor demanda de manutenção e mais disponibilidade para o trabalho e capa protetora em policarbonato.


Vendas
Segundo a Mercedes-Benz, o inédito Arocs 8x4 já está disponível para aquisição em toda a rede de concessionárias espalhadas pelo Brasil, tendo mais de 200 unidades comercializadas apenas na pré-venda. Já os preços do novo gigante off-road partem de R$ 1.100.000,00, conforme configuração. 



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA