Facchini

S13 Integrated Powertrain: Caminhões International passam a contar com motores Scania

Navistar/Divulgação

Resultado de uma estreita colaboração com o Grupo TRATON, especialmente com engenheiro da montadora sueca, novo powertrain promete entregar uma redução de até 15% no consumo de diesel

Google News
Confirmando o que havia sido antecipado pelo Grupo TRATON, a Navistar revelou ao mercado norte-americano nesta semana, um novo trem de força baseado na mais recente tecnologia Scania oferecida atualmente na Europa. Batizada de International S13 Integrated Powertrain, a nova solução é resultado de um processo de desenvolvimento que contou com total colaboração do Grupo TRATON, especialmente de engenheiros da montadora sueca. 



Considerado o trem de força mais leve do mercado norte-americano, graças a uma redução de 52 lb no peso, o S13 Integrated Powertrain estreia com a promessa de ampliar significativamente a eficiência operacional, confiabilidade e durabilidade, sem abrir mão da redução de custos. Segundo a Navistar, quando comparado ao motor anterior, International A26, o inédito S13 poderá entregar uma redução de até 15% no consumo de diesel.

O caminho para um futuro de emissões zero requer melhorias nas tecnologias de propulsão tradicionais paralelas ao desenvolvimento de novas tecnologias de powertrain”, disse Michael Grahe, vice-presidente executivo de operações da Navistar. 


Motor
Navistar/Divulgação
Com potências de 370 hp a 515 hp, e torque que varia de 1,250 lb-ft a 1,850 lb-ft, o inédito motor S13 estreia trazendo consigo uma série de características que garantem o maior desempenho e o menor consumo de combustível.

Além de operar em baixar rotações, mas com torque alto, característica que se traduz em menos injeções de combustível e consequentemente maior economia, o motor International S13 se destaca pelo uso da tecnologia de redução catalítica seletiva (SCR) como a principal solução de redução de emissões, dispensando o uso do sistema de recirculação de gases de escape (EGR).

O novo propulsor também conta com um turbocompressor de geometria fixa, materiais e acabamentos de baixo atrito nas camisas, anéis e rolamentos, design de duplo comando no cabeçote e tampa do comando de válvulas em alumínio fundido, bem como o cárter de óleo. Além disso, o motor conta ainda com taxa de compressão 23:1 e um freio de liberação de compressão para máxima potência de frenagem do motor. 


Transmissão
Navistar/Divulgação
O inédito powertrain Navistar também é composto pela nova transmissão automatizada de 14 velocidades International ® T14, que conta ainda com um atuador de embreagem eletrônico responsável por proporcionar trocas de marcha mais rápidas e suaves.

Além da opção de duas marchas super reduzidas, a nova transmissão International ® T14 também conta três modos de condução, sendo, Economy, Performance e Performance+, além de recursos que garantem baixas velocidades durante manobras e sistema de auxílio de partida em rampa.


Sistema de pós-tratamento
Navistar/Divulgação
Segundo a Navistar, o design compacto do Pós-tratamento de Estágio Duplo foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a manutenção, bem como controle de emissões e eficiência de combustível. Para manter as temperaturas em uma faixa ideal e estender os intervalos de manutenção, o sistema de pós-tratamento inclui um sistema de catalisador SCR de dois estágios em um design de caixa única. 

Com a eliminação do sistema EGR do processo de combustão, menos fuligem e material particulado são gerados. Este ciclo de combustão mais limpo permite intervalos de manutenção prolongados e elimina a necessidade do ciclo de regeneração ativo e do catalisador de oxidação do diesel. Ao empregar um design que elimina a necessidade de regeneração ativa do filtro de partículas diesel, o sistema de pós-tratamento de fase dupla economiza tempo e combustível da frota.

Para garantir desempenho e confiabilidade superiores, o S13 Integrated Powertrain foi projetado para atender aos requisitos mais exigentes do mercado norte-americano”, disse Grahe.


Produção
A produção e comercialização do inédito International S13 Integrated Powertrain está prevista para começar em 2023. Para garantir custos baixos, a fabricação do novo trem de força acontecerá na fábrica da Navistar localizada em em Huntsville, no estado do Alabama.
Navistar/Divulgação


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA