Facchini

Caminhões Volkswagen, MAN e Navistar usarão motores Scania


Informação foi confirmada pelo próprio GRUPO TRATON; motor Scania de 13 litros e 460 cv será o primeiro a ser compartilhado entre as marcas

Google News
O GRUPO TRATON, subsidiária do Grupo Volkswagen e uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, formada atualmente pelas marcas Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus (futuramente Volkswagen Truck & Bus), MAN, Navistar e RIO, revelou neste mês, importantes detalhes do futuro das operações na indústria. Destaque para o investimento em um sistema modular de produção, através do compartilhamento de componentes e tecnologias entre as marcas.

De acordo com o comunicado oficial do Grupo, o Sistema Modular TRATON está sendo introduzido de maneira gradual na produção de caminhões e ônibus. A novidade possibilitará o desenvolvimento, aquisição e produção mais eficiente e multimarcas, através da integração simples de vários componentes do veículo nos respectivos modelos das marcas por meio de interfaces padronizadas. Ainda segundo o GRUPO TRATON, o objetivo é que todas as marcas usem componentes e peças mais comuns, principalmente no trem de força, cabine, plataformas de software e chassis, mas sem abrir mão do fortalecimento da identidade e da oferta individual de cada uma e em seus respectivos mercados. 


"A colaboração aprimorada no Grupo com base em uma aplicação inteligente de modularização também permitirá ganhos de eficiência e amortecerá os investimentos necessários e custos mais altos de tecnologias futuras", afirma Christian Levin, CEO do GRUPO TRATON.

O primeiro passo do sistema modular de produção será o uso de motores Scania em caminhões MAN, Navistar e Volkswagen, iniciativa batizada de Common Base Engine (CBE). Segundo o GRUPO TRATON o primeiro propulsor compartilhado entres as marcas será o mais recente lançamento da montadora sueca, o motor de 13 litros, 460 cv de potência e 2.500 Nm de torque, considerado o melhor motor de combustão do Grupo, especialmente em termos de eficiência e economia. 


Em 2023 a Navistar será a primeira marca do grupo a receber o propulsor Scania. Já no ano seguinte, 2024, a MAN também passará a contar o motor sueco no portfólio de produtos. E por fim, somente em 2028, os caminhões Volkswagen também passarão a contar com o propulsor de sucesso da Scania.

"Com nosso Sistema Modular TRATON, podemos resolver o eterno dilema em nossa indústria: combinar escala com uma abordagem sob medida. Interfaces padronizadas em todo o Grupo permitirão uma troca de tecnologia muito mais rápida. Seremos capazes de usar soluções idênticas para as mesmas necessidades e, assim, atingir o máximo foco no cliente e melhores preço. Essa abordagem também nos permite resolver o problema da diferenciação da marca por meio de etapas de desempenho equilibradas", conclui Levin.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA