Facchini

Daimler Trucks encerra cooperação com fabricante russa Kamaz

Mercedes-Benz/Divulgação

Decisão interrompe uma Joint Venture de mais de 10 anos de história; em nota, grupo alemão rejeitou qualquer forma de força militar e demonstrou preocupação com a paz na Europa

Google News
O avanço da Rússia sobre a Ucrânia segue afetando e mudando completamente as relações comerciais do mercado europeu de caminhões. Nesta semana, a Daimler Trucks, responsável pela Mercedes-Benz Trucks, anunciou a interrupção imediata da cooperação com a fabricante russa Kamaz.

Por meio de comunicado oficial, o grupo alemão defendeu a cooperação global pacífica e justificou a suspensão da Joint Venture, batiza de Daimler Kamaz Rus, existente a pouco mais de 10 anos. "Rejeitamos categoricamente qualquer forma de força militar", disse a empresa.


Segundo a Daimler Trucks a situação segue sendo monitorada de perto diariamente, incluindo todas as medidas tomadas pelo governo alemão, bem como pela União Europeia (UE). Em nota, o grupo alemão demonstrou ainda preocupação com paz no velho continente e afirmou estar chocado com a com a violência militar na Ucrânia e o sofrimento da população.

A Joint Venture entre as duas fabricantes se concentrava até então exclusivamente na produção de caminhões e ônibus para uso civil (comercial) e em competições, como por exemplo, o Rally Dakar. Além 15% das ações da Kamaz pertencem à Daimler Trucks, já o restante está em posse do próprio governo russo e de bancos estatais.

Volvo Trucks deixa a Rússia
A exemplo da Daimler Trucks, o Grupo Volvo Trucks também anunciou nesta semana a suspensão imediata da produção e venda de caminhões na Rússia. A decisão inclui o fechamento de uma fábrica no país e ainda o fim da comercialização de peças através de canais oficiais.



Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA