Facchini

Com apoio da VIABAHIA, PRF realiza operação para fiscalizar caminhões na BR-324

PRF/Divulgação

Em um único dia de fiscalização, 162 autos de infração foram emitidos, sendo a maioria por descumprimento da Lei do Descanso, e 20 caminhões foram apreendidos

Google News
Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram em todo o país nesta terça-feira, 15 de fevereiro, uma operação de fiscalização de caminhões. Na Bahia, a ação batizada de Operação Temática de Cargas Indivisíveis, contou com o apoio da concessionária VIABAHIA Concessionária de Rodovias S.A. e foi realizada na Praça de Pedágio 2 (P2), na altura do Km 551 da BR-324, em Amélia Rodrigues (BA).

A operação teve como foco principal o transporte de cargas superdimensionadas, devido a grande circulação de cargas eólicas na Bahia. A expectativa é que só em 2022 circulem no estado cerca de 3 mil cargas desse tipo. Entretanto, demais caminhões que passaram pelo trecho também foram fiscalizados.


De acordo com os números oficiais da corporação, cerca de 160 veículos de carga foram vistoriados ao longo de todo o dia. Ao todo, foram emitidos 162 autos de infração, sendo a maioria direcionada aos motoristas que não cumpriam as determinações da Lei do Descanso. Além disso, 20 caminhões que se encontravam em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foram notificados e apreendidos.

Segundo Ignácio, inspetor da PRF, veículos de grande porte estão envolvidos em cerca de 40% dos acidentes com óbitos e lesões graves. “Considerando o risco que esses veículos oferecem, quando não andam da forma correta, estamos direcionando os esforços da PRF para fazer esse tipo de fiscalização”, explica o inspetor.  


Para Carlos Napolitano, Superintendente de Operações e Conservação da VIABAHIA, o intuito principal dessas fiscalizações é a conscientização dos motoristas. “Nosso objetivo é orientá-los para que eles trafeguem com os veículos em condições satisfatórias de segurança”, diz Napolitano.  

A PRF aponta alguns cuidados que os motoristas devem ter ao se depararem com veículos que realizam o transporte de cargas indivisíveis: 

- Reduzir a velocidade ao se deparar com um veículo de escolta; 
- Manter uma distância segura dos outros veículos; 
- Nunca permanecer entre o veículo de carga e o de escolta; 
- Redobrar a atenção ao volante; 
- Respeitar as orientações dos policiais e profissionais de escolta; 
- Aguardar a orientação e o momento mais seguro para ultrapassar; 
- Só ultrapassar quando for autorizado.

PRF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA