Facchini

Volvo apresenta novo caminhão elétrico com autonomia para mais de 400 quilômetros

Volvo/Divulgação

Agora equipado com um pacote de seis baterias, extrapesado Classe 8 oferece 80% a mais de autonomia que a versão anterior

Google News
Totalmente confiante no potencial da eletricidade e com o objetivo de liderar a implantação de caminhões com zero emissão de gases poluentes, a Volvo Trucks North America anunciou neste mês, a expansão do portfólio de veículos comerciais elétricos voltados para operações de longa distância.

A partir de agora, o Canadá e os Estados Unidos passam a contar com uma inédita versão do inédito Volvo VNR Electric. Equipado com um novo pacote de seis baterias, capaz de armazenar 565 kWh de energia elétrica, o extrapesado Classe 8 passa a entregar aos transportadores uma autonomia recorde de 440 quilômetros (275 milhas), 85% a mais que a primeira versão. 


Segundo a Volvo, as novidades do extrapesado não se resumem apenas a maior capacidade operacional. O novo VNR Electric pelo menor tempo de carregamento, 80% em apenas 90 minutos, graças a capacidade de carga de 250 kW.

“É uma prova da liderança da Volvo Trucks em uma indústria em constante evolução que estamos trazendo a versão aprimorada do nosso VNR Electric para o mercado apenas um ano após o início das vendas do VNR Electric”, disse Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks América do Norte.

Segundo a Volvo Trucks, o novo VNR Electric será produzido na fábrica de New River Valley, na Virgínia, a partir do segundo trimestre deste ano.


50% elétricos até 2030
Globalmente, a Volvo Trucks estabeleceu a meta de que metade de todos os caminhões vendidos sejam elétricos até 2030.

“Estamos determinados a liderar a transformação do setor de transporte. Em apenas oito anos, nosso objetivo é que metade de nossas vendas globais de caminhões sejam elétricas. O interesse entre os clientes é alto e está rapidamente se tornando uma vantagem competitiva para os transportadores oferecerem transportes elétricos e sustentáveis. Isso é muito encorajador”, comentou Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

A Volvo Trucks iniciou a produção em série de caminhões elétricos em 2019, como uma das primeiras marcas de caminhões do mundo. A gama de produtos inclui agora seis modelos de camiões elétricos – Volvo FH, Volvo FM, Volvo FMX, Volvo FE, Volvo FL e Volvo VNR.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA