Facchini

Jadlog investe em frota de caminhões elétricos e movidos a gás

Jadlog/Divulgação

Frota sustentável busca oferecer um transporte mais eficiente e com menos impactos na qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos

Atenta a crescente demanda por iniciativas mais sustentáveis em toda a cadeia do e-commerce e com o objetivo de oferecer um transporte mais eficiente com menos impactos na qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos, a Jadlog, uma das maiores empresas de transportes de cargas fracionadas do País e a transportadora privada mais utilizada pelo e-commerce, vem intensificando o desenvolvimento de iniciativas para reduzir as emissões no transporte de encomendas.

Dentre as principais ações da empresa, destaca-se o investimento em uma frota menos poluente, como por exemplo, através da aquisição de caminhões elétricos e também movidos a bicombustíveis (GNV e diesel), além de utilitários movidos a Gás Natural Veicular (GNV).

"Trata-se de um movimento global da rede DPDgroup no mundo, que também engloba as operações no Brasil, para implementar mais soluções que tragam cada vez menos impactos ambientais nas entregas das encomendas, especialmente nos grandes centros", explica Bruno Tortorello, CEO da Jadlog, controlada atualmente pela DPD, a líder em entregas expressas da Europa.


Hoje, a empresa conta com quatro caminhões movidos a bicombustíveis na frota. Segundo dados oficiais da Jadlog, apenas um destes veículos, por exemplo, que opera na rota entre São Paulo e  Brasília, deixa de consumir 120 litros de diesel por viagem de ida e de volta, e de emitir 2.760 kg de CO2 na atmosfera, já que cada litro de diesel poupado corresponde a 23 kg a menos de CO2 no ar.

Além dos caminhões movidos a bicombustíveis, a Jadlog também concentra esforços em um projeto piloto de veículos 100% elétricos. A iniciativa conta com um caminhão que opera em rotas de até 200 km de distância, A expectativa da empresa é de que haja redução de pelo menos 2.000 kg de CO2 na atmosfera por mês por caminhão. Outros caminhões elétricos serão inseridos na frota até o final de 2021.

A frota mais sustentável da Jadlog ainda é complementada por mais de 70 utilitários movidos a GNV que atuam em atividades de coletas e entregas em grandes centros urbanos. Juntas, estas iniciativas de compensação já evitaram a emissão de toneladas de CO2 na atmosfera e devem ser ampliadas, com a inclusão de pelo menos 30 novos veículos leves ecologicamente corretos na frota.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA