Facchini

VWCO celebra 40 anos da primeira exportação de caminhões

VWCO/Divulgação

Já no primeiro ano de atividades, em 1981, 37 caminhões Volkswagen foram exportados para os primeiros destinos internacionais 

Além de celebrar 40 anos de história e sucesso no mercado brasileiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também comemora, neste mês de setembro, a primeira exportação realizada em 1981. No ano de estreia da montadora, 37 caminhões Volkswagen foram exportados para os primeiros destinos internacionais, países que até hoje contam com veículos da marca, como Chile, Paraguai e México. 

“Somos especialistas na oferta de soluções de transporte a países emergentes, sem abrir mão das mais avançadas tecnologias e da melhor relação custo-benefício para frotistas e transportadores autônomos. Nossa rede de lojas fora do Brasil soma mais de 160 pontos de vendas. Parabenizo nosso time de Vendas Internacionais por mais essa importante marca em nossa história”, diz Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkwagen Caminhões e Ônibus.

O embarque dos modelos marcava o início de uma trajetória de sucesso. Atualmente a marca conta com mais de 160 mil caminhões e ônibus exportados para mais de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio. Em 2021, a VW Caminhões e Ônibus duplicou os embarques no primeiro semestre na comparação com o mesmo período do ano passado, saltando de 2.535 para 5.170 unidades, confirmando assim a tendência de recuperação e retomada após o período desafiador imposto pela pandemia.

“Todos os nossos caminhões e ônibus são projetados para atender aos mais rigorosos padrões internacionais, e também com robustez de sobra para se adaptar às mais variadas condições de rodagem mundo afora. Assim, temos muito orgulho de estarmos sempre ampliando nossa lista de destinos”, comenta Leonardo Soloaga, diretor de Vendas de Mercados Internacionais da VW Caminhões e Ônibus.


Presença internacional
Diante do crescente sucesso dos caminhões e ônibus Volkswagen mundo a fora, a montadora deu início a um processo de expansão das operações. Em 2004, foi inaugurada a primeira fábrica da VWCO no exterior, localizada na cidade de Puebla, no México – e que em 2010 foi transferida para Querétaro. Atualmente a planta é responsável pela produção de caminhões VW Delivery e Constellation, MAN e modelos Volksbus. A fábrica também conta com 14 concessionárias para dar suporte total a seus clientes pelas ruas e estradas mexicanas.

O conceito sob medida da marca também está presente em outros continentes. Prova disso é a parceria com a MAN Truck & Bus em Pinetown, África do Sul, para a montagem de modelos VW com direção do lado direito para atender aos clientes do país e também da região da África Sub Equatorial. 


Liderança e sucesso em outros países
Além do Brasil, a VWCO também já conquistou a liderança de alguns mercados e segmentos em outros países, como o Uruguai, onde a montadora se consagrou líder de mercado pelo quarto ano consecutivo, e Chile, no qual ocupa pela primeira vez a vice-liderança.  

A VW Caminhões e Ônibus no último ano também atingiu o marco de 5 mil veículos exportados para a Colômbia, entre caminhões e ônibus.  A empresa iniciou suas exportações para aquele país há pouco mais de vinte anos, em 1997, com o envio de dois chassis Volksbus 8.140. De lá para cá, foram muitos embarques de sucesso, com destaque para o caminhão VW Delivery 9.150, o campeão em exportações da VWCO para o mercado colombiano. O grupo Porsche é o representante e importador da marca para a Colômbia.

A montadora também vem avançado e se fortalecendo na América Central. Unidades de caminhões e ônibus Volkswagen já podem ser encontrados cada vez mais em países como Aruba, Costa Rica, El Salvador e Guatemala. A estratégia de expansão das exportações continua forte e a VWCO já mira em novos mercados.

VWCO/Divulgação
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA