Facchini

Scania apresenta novo motor de 13 litros movido a gás

Scania/Divulgação

Redução de até 90% nas emissões de gases poluentes, potência e torque idênticos aos de motores a diesel e autonomia suficiente para operações de longas distâncias estão entre os principais benefícios da nova motorização

Reconhecida mundialmente pela ampla gama de trens de força com baixos índices de emissões de poluentes, a Scania revoluciona mais uma vez e apresenta ao mercado europeu, o inédito motor de 13 litros movido a gás/biometano.

Batizado de OC13 e com capacidade para operar com gases liquefeitos ou comprimidos, a nova motorização voltada inicialmente para o transporte rodoviário de passageiros, promete entregar aos operadores uma significativa redução nas emissões, sem abrir mão do alto desempenho e disponibilidade, através de um baixo investimento. 


“Nosso motor a gás de 13 litros e novas opções de tanque facilitam os operadores de viagens a mudar para o biogás sem problemas de autonomia e ao mesmo tempo fornecendo a potência necessária para qualquer operação. Outra vantagem é que não é preciso um grande investimento ”, afirma Jonas Strömberg, Diretor de Sustentabilidade da Scania Buses & Coaches.

“O biogás será uma das principais ferramentas para descarbonização de transportes pesados ​​- especialmente para operações intermunicipais e de longa distância. Metade da frota de gás pesado da Europa poderia ser movida a biogás em 2025 ”, destaca Strömberg.

Quando alimentado com biogás, a inédita motorização Scania promete entregar uma redução de até 90% nas emissões de CO2, além de baixos níveis de ruído, características que se traduzem em melhor conforto operacional e sustentabilidade. “O biogás não é apenas um dos combustíveis com as menores emissões de CO2 - ele também resolve os problemas locais de resíduos, cria empregos locais e traz carbono e nutrientes de volta ao solo. É uma economia circular na prática ”, acrescenta Strömberg.


Segundo a Scania, graças a possibilidade de ser alimentado por gás liquefeito, combinado com novas opções de tanques, o novo motor OC13 também proporcionará autonomia suficiente para qualquer tipo de operação. Além disso, a inédita motorização também entregará a mesma potência e torque das tradicionais versões a diesel. 

“Eu diria que o Scania OC13 é mais ecológico, mais limpo, mais inteligente e mais silencioso ... E talvez o mais importante, é uma solução que está disponível hoje, permitindo que os operadores dêem um grande passo em direção ao transporte sustentável, aqui e agora!” Strömberg conclui.

O novo motor OC13 já está disponível como opcional para o recém-lançado chassi Scania K de piso alto.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA