Facchini

Consórcio de veículos pesados cresce 86% em 2021

Adobe Stock/Divulgação

Caminhões e máquinas agrícolas estão entre os veículos que podem ser adquiridos por meio do consórcio 

O consórcio de veículos pesados, que inclui caminhões e máquinas agrícolas, por exemplo, segue mantendo um ritmo expressivo de crescimento em 2021. O saldo positivo é confirmado pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

De acordo com os números da entidade, somente no primeiro semestre deste ano, 81,11 mil cotas foram comercializadas em todo o país, o que representa um crescimento de 86,1% em relação ao mesmo período de 2020. Já o volume de créditos comercializados atingiu a marca de R$ 15,72 bilhões, crescimento de 116,8% no mesmo cenário comparativo. 


Ainda segundo a ABAC, de janeiro a junho de 2021,  o volume de créditos disponibilizados chegou a R$ 5,15 bilhões, alta de 47,1%, e no mesmo período, foram registradas 26,17 mil contemplações, 25% a mais em relação ao ano passado.

Segundo o UP Consórcios, fintech da Embracon, o segmento de veículos pesados também segue a curva de crescimento, na casa dos 42%, comparando agosto de 2021 com o mesmo período de 2020. Os destaques são as regiões Centro-Oeste e Nordeste, que cresceram 54% e 46%, respectivamente, no mês.

“Quem está pensando em adquirir um veículo pesado é vantajoso pensar num consórcio. Opções como financiamentos ou empréstimos bancários são consideradas alternativas inviáveis devido às altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. No caso específico do UP Consórcios, é o único do mercado que não cobra taxa até a contemplação, oferece isenção total de juros, taxa de adesão e fundo reserva, além da recompra garantida da cota”, destaca Lorelay Lopes, head de Negócios do UP Consórcios. Além disso, os trâmites para financiamento de pesados são complexos, enquanto  o consórcio oferece recursos mais práticos e acessíveis”, completa a executiva.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA