Facchini

Volvo FH 540 6x4 é o caminhão que menos desvaloriza pela sexta vez

Volvo/Divulgação

Nos últimos três anos, extrapesado campeão de vendas desvalorizou apenas 0,74%, segundo levantamento realizado pelo FrotaDataBank

Líder incontestável segmento brasileiro de caminhões pesados, o Volvo FH 540 6x4 conquistou neste mês mais uma importante premiação. O modelo foi eleito o “Campeão de Revenda 2021”, graças a menor depreciação de preço no período de três anos, com base na Tabela Fipe, entre todos os caminhões pesados com motores acima de 500 cv. Essa é sexta vez que o extrapesado conquista o título. 

De acordo com os dados processados pelo FrotaDataBank, braço estatístico do grupo editorial Frota&Cia, nos últimos três anos, o Volvo FH 540 registrou apenas 0,74% de desvalorização, enquanto a média geral do mercado na categoria foi de 13,6%.  “É um resultado excepcional e um fato inédito no levantamento”, afirma José Augusto Ferraz, diretor de conteúdo de Frota&Cia.

Segundo Ferraz, a certificação tem se tornado cada vez mais relevante no mercado brasileiro, uma vez que os modelos ranqueados se tornam uma referência para o transportador. “O preço de um veículo usado é um dos itens que compõem o TCO (Total Cost Ownership, ou Custo Total de Propriedade), um fator decisivo na operação de transporte de cargas”, explica Ferraz. Ele diz que o estudo se transformou num indicador econômico que contribui na decisão de compra, venda ou avaliação de um caminhão, novo ou usado. “E a adoção da tabela Fipe é um padrão respeitado pelo mercado, muito transparente e largamente utilizado por seguradoras, bancos, instituições financeiras e empresas públicas e privadas”, observa.


“Estamos duplamente satisfeitos com o desempenho da Volvo. Depois de vermos o FH brilhar de novo no primeiro lugar entre os caminhões pesados novos mais vendidos, agora recebemos novamente a premiação da revista Frota&Cia. Na hora de escolher qual modelo adquirir, o transportador faz contas, olha resultados e opta pelo melhor”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

“O FH manteve a respeitável chancela de ‘Campeão de Revenda’. A sua grande robustez, a alta disponibilidade e o baixo consumo são alguns dos seus principais atributos. Eles comprovam de novo que é o veículo pesado acima de 500cv mais bem conceituado por todo o mercado”, complementa Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos da Volvo.

Campeão de vendas
O sucesso do Volvo FH 540 6x4 não se restringe apenas ao setor seminovos. Somente no primeiro semestre de 2021, 3.982 unidades zero quilômetro do modelo foram emplacadas em todo o país, 50% a mais que no mesmo período de 2020.


Nova Geração Volvo
A partir deste segundo semestre o FH 540 6x4 ficará ainda melhor, graças a chegada da nova geração de caminhões Volvo, que traz de série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que garantem um consumo de combustível até 5% menor.

Em relação a tecnologia o destaque fica por conta da nova versão do I-See, agora pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem. Painel digital de 12 polegadas e central multimídia de 9 polegadas touchscreen completam a lista de novos atributos tecnológicos.

Na nova geração de caminhões Volvo, a consagrada transmissão eletrônica I-Shift está ainda mais inteligente. Prova disso é a presença de até cinco modos de condução, dependendo do modelo. 

Já no quesito segurança, principal característica da marca, a nova geração de caminhões Volvo traz como principal novidade o Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos.


Volvo/Divulgação
Caminhões e Carretas


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA