Facchini

Volvo apresenta nova geração de caminhões FH, FM e FMX ao Brasil

Volvo/Divulgação

Nova geração chega ao Brasil trazendo novas cabines, nova versão da linha FMX e uma série de novos atributos de segurança, conforto e conectividade

O mercado brasileiro de veículos comerciais passou a contar nesta quarta-feira, 16 de junho, com a nova geração de caminhões Volvo FH, FM e FMX. O lançamento acontece poucos meses após a apresentação e início da produção na Europa.

“É uma grande atualização da nossa principal linha de caminhões. Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina. 

“Desde que chegou ao Brasil, a Volvo sempre foi reconhecida pela inovação. E agora conseguimos aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos nossos clientes”, acrescenta Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo.

Dentre as principais novidades deste importante lançamento, destaca-se, novas cabines, uma nova versão da linha FMX, batizada de FMX MAX, um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel totalmente digital e novos atributos aerodinâmicos e de conectividade que prometem reduzir em até 5% o consumo de combustível.


Design
Novo Volvo FH - Divulgação
Assim como no mercado europeu, a nova geração de caminhões Volvo chega ao Brasil trazendo uma série de novos atributos de design. Destaque para os novos faróis e nova grade, que garantem aos modelos um design contemporâneo. Os faróis em forma de V agora se alinham com os traços delineados pelas portas na cabine. As setas também foram movidas para a porta, proporcionando uma aerodinâmica aprimorada e um visual mais imponente. O novo painel frontal traz ainda a logomarca Volvo em tamanho maior, tornando o Volvo FH facilmente reconhecível, mesmo à distância

Além de todos os atributos mencionados anteriormente, os modelos FM e FMX passam a contar ainda com uma cabine totalmente nova e inspirada na linha FH. Com 1 metro cúbico (m³) a mais no volume, a nova garante aos motoristas mais conforto e ergonomia. A visibilidade também foi ampliada em até 10%, graças a maior área envidraçada, proporcionada por janelas maiores, linhas de portas rebaixadas e novos espelhos retrovisores.


Cabines
Interior Volvo - Divulgação
As assim como exterior, a parte interna da nova geração de caminhões Volvo também está de novidades que priorizam a conectividade, o conforto e a segurança, afim de proporcionar aos motoristas o melhor ambiente de trabalho do mercado. 

“São cabines novas, externa e internamente, desenvolvidas com total atenção para a jornada diária dos motoristas, tanto durante o trabalho como nas horas de repouso”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo, comentando sobre a nova ergonomia, o design contemporâneo e o novo e avançado painel de instrumentos, totalmente redesenhado, com uma série de novas funcionalidades, com todos os comandos de fácil alcance.

A primeira grande novidade é a introdução de um inovador painel de instrumentos 100% digital de 12 polegadas, com layout novo e ainda mais amigável. Totalmente configurável, o novo painel conta com quatro possibilidades de telas para melhor conveniência do condutor e das necessidades da aplicação. Destaque para a oferta dados mais detalhados, ajuste ao modo de direção, mostrando automaticamente, por exemplo, informações do freio motor ou do piloto automático toda vez que esses comandos são acionados, e mais facilidade no dia a dia, graças a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens, como desgaste de freios e nível do fluído de arrefecimento.

“O motorista pode destacar os dados que achar relevantes, como por exemplo a pressão do turbo ou a velocidade, sem encher a tela com informação que não precisa”, afirma Rafael Erbano, engenheiro de vendas da Volvo. No modo Navegação, pode colocar o display do GPS exatamente no centro do campo visual. Na tela Indicador de Carga, ele enxerga facilmente o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta.

A digitalização dos novos caminhões Volvo não para por aí. Todos os modelos também podem receber uma central multimídia touchscreen de 9 polegadas. De fácil visualização, o item opcional conta com sistema de GPS, rádio, espelhamento de celulares, entre outros recursos. 

Os modelos também contam com um novo volante multifuncional, que garante à palma do motorista a possibilidade de troca das telas do painel principal ou da central multimídia, e o acesso a outras funções, como o piloto automático e manter a distância do veículo à frente, entre outros comandos. 

A ergonomia também não foi deixada de lado na nova geração de caminhões Volvo. Destaque para o novo colchão com espuma de alta densidade, novas entradas USB, novos tecidos de fácil limpeza e nova alavanca da caixa I-Shift.


Painel digital Volvo - Divulgação
Tecnologia
Em relação a tecnologia a nova geração Volvo traz como diferencial uma nova versão do I-See, sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. A partir dos novos caminhões, virá I-See pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

A transmissão eletrônica I-Shift também foi contemplada com novidades e agora está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. “Conjugado com as melhorias aerodinâmicas nas cabines, o aprimoramento destes recursos de tecnologia e conectividade deixa os caminhões até 5% mais econômicos do que a geração anterior”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.


Segurança
Não é novidade para ninguém que a Volvo é referência mundial em segurança. E nova geração de caminhões não poderia ser diferente. Uma das principais novidades é a introdução do Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.

“O veículo automaticamente modula a frenagem e mantém a velocidade, usando o freio motor VEB e ajustando as marchas. Caso não seja suficiente, usa os freios de serviço”, comenta Glenio Karas, engenheiro de vendas da Volvo.

A nova linha de caminhões também passa a trazer de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS, solução que garante uma reação mais rápida dos freios e distribuem a força de frenagem entre os eixos e o conjunto do caminhão como um todo, garantindo assim um desgaste menor e mais uniforme de lonas ou pastilhas. Graças ao novo pacote, os caminhões passam a contar com acionamento eletrônico EBS para freios a tambor e disco; Controle de Tração; Freios ABS; Auxílio de Partida em Rampa; Luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação/desativação automática.

Os novos caminhões Volvo também estão preparados até mesmo para situações de perigo extremo, como por exemplo acidentes e tombamentos. Prova disso é a presença de uma escotilha no teto, que atua como uma saída de emergência e permite ainda a abertura para circulação de ar e a redução de calor no interior.

A segurança dos novos caminhões Volvo também pode ser ampliada ainda mais com uma extensa lista de opcionais, que inclui por exemplo, o sistema direção inteligente VDS (Volvo Dynamic System), que corrige a direção de forma autônoma para reduzir saídas inadvertidas da faixa da pista, e faróis de LED, com Sistema Antiofuscamento. Segundo a montadora, o dispositivo se adapta automática e gradativamente ao tráfego de veículos, desligando e acendendo os segmentos de LED, independente da ação do motorista, aumentando a segurança de todos os usuários da via, além de garantir a visão máxima ao motorista.

A nova geração Volvo ainda pode ser equipada com até oito câmeras auxiliares para melhor visibilidade. Destaque para a chamada de câmera de ponto cego, instalada na parte inferior do retrovisor direito e responsável por garantir visão em um dos principais pontos cegos do veículo. Já as imagens de todas as câmeras podem ser projetadas na tela da central multimídia.

A Volvo ainda disponibiliza para a nova linha de caminhões outros seis pacotes de dispositivos de segurança, sendo: Airbag (airbag frontal no volante e pré-tensionador do cinto do motorista); ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade e Freios Anticanivete); ACC Plus (Piloto Automático Inteligente/Aviso de Colisão/Freio de Emergência, Função Stop&Go, ESP e Freio Anticanivete); Visibilidade Ativa (Sensor de Ponto Cego, Detector de Atenção e Câmera de Faixa da Rodovia); Direção Inteligente VDS (Direção Elétrica VDS, Assistente de Estabilidade, Câmera de Faixa de Rodovia, ESP e Freio-Anticanivete); Visão Total (Farol Auxiliar no Teto; Luz de Conversão; Luz de 5ª Roda; Câmera de Ré; Câmera de Ponto Cego; Central Multimídia).

“Eles podem customizar os caminhões, dependendo do tipo de operação na qual atuam”, destaca Karas.

Novo Volvo FM - Divulgação
Conectividade
Afim de garantir o melhor aproveitamento dos amplos benefícios de conectividade dos novos caminhões, a Volvo criou um ecossistema digital completo que dá acesso fácil e amigável a uma coleção inédita de dados dos veículos. Batizada de Volvo Connect, a solução garante uma refinada gestão da frota, através de novas funções que aumentam a segurança das operações e ferramentas de ponta para a economia de consumo de combustível, principal custo das operações.

“O gestor de frota acessa os dados no computador da empresa ou em seu celular. Para compartilhar as informações com outras plataformas, o Volvo Connect se integra facilmente ao sistema utilizado pelos clientes, de um jeito simples e rápido. A nova plataforma substitui o Dynafleet e continua 100% integrada à arquitetura digital dos caminhões Volvo, sem adaptações”, afirma Carlos Banzzatto, gerente de serviços comerciais da Volvo.


Manutenção
A ampla conectividade ainda é complementada pelo inédito Plano de Manutenção Ouro Flex. Nesta nova modalidade, os transportadores pagarão somente pelo que usarem, de acordo com a quilometragem efetivamente percorrida. 

“Esta flexibilidade só é possível porque, com a conectividade, temos um monitoramento detalhado e em tempo real de cada veículo”, destaca Banzzatto.

Além de reforçar a ampla oferta de planos de manutenção da Volvo, o Plano Ouro Flex estreia como a opção ideal para operações com alta sazonalidade ou com picos de utilização.

Serviços financeiros
A nova geração de caminhões da montadora sueca também chega ao Brasil acompanhada de opções exclusivas de financiamento, consórcio e seguros através da Volvo Financial Services.

“No financiamento, quem adquirir um dos novos veículos ainda este ano terá prazo de até 72 meses para pagar, carência de até seis meses e financiamento de até 100% do valor do bem”, assegura Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services para a América do Sul.

Ainda segundo a marca, o Consórcio Volvo terá um grupo especial de lançamento da nova linha com 500 participantes e uma promoção exclusiva. Além do financiamento do seguro do casco e de vida, a corretora Volvo também desenvolveu um seguro plurianual, com diversas coberturas sob medida para cada transportador.

Novo Volvo FMX MAX - Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA