Facchini

Volkswagen Caminhões e Ônibus entrega primeiro e-Delivery para Ambev

VWCO/Divulgação

Intenção da Ambev é chegar até a 1.600 caminhões elétricos VW em 2025

A Ambev, maior cervejaria do Brasil, passou a contar oficialmente nesta segunda-feira, 28 de junho, com um VW e-Delivery 6x2 de 14 toneladas, o primeiro caminhão elétrico Volkswagen que irá operar nas ruas, não mais como um protótipo. As chaves do exemplar foram entregues por Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, à Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev. O modelo faz parte do plano da Ambev de ter 1.600 caminhões VW com essa tecnologia zero emissões na frota parceira até 2025, sendo que as 100 primeiras unidades entrarão em operação até o fim de 2021.


Afim de validar a tecnologia concebida pela montadora, exemplares anteriores em fase de desenvolvimento, foram utilizados em operações reais de distribuição da cervejaria. Nesse período, foram mais de 45 mil quilômetros rodados em testes, deixando de emitir mais de 34 toneladas de CO2 e de consumir mais de 10.000 litros de diesel. O ciclo operacional também confirmou um potencial de regenerar cerca de 40% da energia desprendida na frenagem ou mesmo em desacelerações do veículo e, assim, alimentar as baterias.


Para Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev, “A jornada de economia de baixo carbono da Ambev teve início há quase 20 anos, com foco na eficiência energética e mudanças da nossa matriz para biomassa e gás natural. De lá para cá, temos um imenso orgulho das nossas conquistas e iniciativas pioneiras para que, do campo ao copo, as nossas metas ambientais ambiciosas sejam alcançadas com rapidez. Desde 2003, já reduzimos 63% das nossas emissões como um todo.”


Segundo o executivo, “a logística é parte essencial nessa jornada, com o fomento de uma tecnologia 100% brasileira em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, estamos inovando juntos e criando soluções para compartilhar com todo o mercado e outras empresas.”

A parceria entre a Ambev e a VW Caminhões e Ônibus tem como principal objetivo, viabilizar a utilização da propulsão elétrica na distribuição urbana e criar uma referência em sustentabilidade para o mercado logístico global.

Resultado do trabalho de um time dedicado de e-Mobility, o e-Delivery é totalmente produzido na fábrica da VW Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ). Neste mês, a planta inaugurou uma linha de montagem em série para modelos elétricos, tornando-se a primeira do país com esse tipo de operação em larga escala.


“O que estamos fazendo é histórico. Vamos colocar em operação junto com a Ambev uma frota de cem caminhões elétricos circulando pelas ruas do país até o fim de 2021. Estamos avançando no mesmo ritmo que a tecnologia se desenvolve em economias mais avançadas, como a europeia e a norte-americana, graças ao know-how de nossos engenheiros brasileiros. E não paramos por aí, em breve teremos mais novidades para anunciar sobre todo o ecossistema que criamos para viabilizar a introdução da mobilidade elétrica no Brasil”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.  


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA