Facchini

VW e-Delivery supera a marca de 30 mil quilômetros rodados sem consumo de diesel

VWCO/Divulgação
Reforçando o compromisso com a distribuição sustentável, a VW Caminhões e Ônibus e a Cervejaria Ambev acabam de superar mais uma expressiva marca com o e-Delivery.  O primeiro caminhão leve 100% elétrico da América Latina acaba de superar a marca de 30 mil quilômetros rodados sem consumir um litro de óleo diesel.

Os números expressivos do VW e-Delivery não se resumem apenas a quilometragem percorrida. Ao longo dos últimos dois anos, o modelo também deixou emitir na atmosfera mais de 22 toneladas de CO² e evitou o consumo de mais de 6.500 litros de óleo diesel.

Recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar, o inédito VW e-Delivery conta com uma autonomia de até 200 quilômetros e capacidade para regenerar até 43% da energia através dos freios. Além disso, o modelo conta com soluções de última geração para logística verde, como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria e baixíssimo nível de ruído. 

“Os resultados têm sido bastante positivos. Além dos resultados para o meio ambiente o veículo também apresenta baixo índice de manutenção e, consequentemente, alta disponibilidade, algo que sem dúvida contou pontos em tempos tão desafiadores e em que a distribuição urbana teve destaque em demanda e importância vital”, comenta Daniel Sgarbi, Diretor de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.

O VW e-Delivery é o primeiro passo de uma importante parceria entre a VW Caminhões e Ônibus e a Cervejaria Ambev, iniciada após a distribuidora de bebidas anunciar que terá mais de 1/3 da frota composta por pelo menos 1.600 caminhões Volkswagen elétricos até 2023, maior anúncio do tipo no mundo. Segundo ambas as empresas, o trabalho em conjunto representa um passo importante em direção a um futuro cada vez menos dependente de combustíveis fósseis e tem por objetivo reduzir ainda mais as emissões de gases de efeito estufa na frota que atende a Cervejaria.


Mudanças na operação durante a pandemia
A pandemia de Covid-19 (Coronavírus) não impediu a continuidade das operações do inovador VW e-Delivery. Ao contrário disso, o modelo passou fazer parte de novas rotas e a atender novos clientes.

“A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

Com a restrição de funcionamento de bares e restaurantes e, por outro lado, a maior demanda de abastecimento nos supermercados, a rotina do caminhão elétrico e-Delivery também teve que ser modificada em tempos de Covid-19. Por isso, o veículo foi chamado para reforçar as entregas de bebidas da Ambev, dentre elas a água AMA, além de sucos, refrigerantes e outros, nos supermercados da capital paulista.

A rota, que antes compreendia apenas as viagens diárias entre a região central e sul da cidade, agora varia conforme a demanda do dia. O caminhão carregado deixa o Centro de Distribuição da empresa, na Mooca, e visita diferentes regiões da cidade.

“As pessoas estão vendo o e-Delivery de perto pela primeira vez, então ficam surpresas com o fato de ele ser diferente e não fazer barulho. Os clientes dos bares e restaurantes já estavam acostumados”, conta Anderson Campos, motorista do caminhão elétrico, que realiza as entregas seguindo todos os padrões recomendados pelas autoridades de saúde.

Além do rotineiro trabalho de distribuição de bebidas, o VW e-Delivery também foi convocado para as ações de combate à Covid-19. Ao longo dos últimos meses, o modelo foi empregado na força-tarefa responsável pelo transporte de 1 milhão de litros de álcool em gel, doados a hospitais públicos da capital paulista.
VWCO/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: VWCO
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA