Facchini

Volkswagen entregará 100 caminhões elétricos para a Ambev em 2021

VWCO/Divulgação
A Ambev e a VW Caminhões e Ônibus oficializaram neste mês um acordo para entrega dos 100 primeiros caminhões elétricos e-Delivery. A partir do segundo semestre de 2021, os modelos serão empregados na distribuição de bebidas pelas ruas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O lote faz parte do plano da Ambev de ter 1.600 caminhões VW elétricos na sua frota parceira até 2023.

Após percorrer com sucesso 30 mil quilômetros em testes de engenharia e em condições reais de operação na cidade de São Paulo, ao longo dos últimos dois anos, o protótipo do primeiro caminhão leve 100% elétrico movido a energia limpa da América Latina entregou resultados excepcionais, como por exemplo, 6,5 mil litros de diesel economizadas e a não emissão de mais de 22 toneladas CO².

“Comprovamos que novas fontes de energia por meio de soluções viáveis e concretas já se tornaram realidade com a chegada do e-Delivery, que foi testado e aprovado com excelentes resultados nas ruas de São Paulo, uma das maiores capitais do mundo. Essa iniciativa entra para a história da indústria automotiva mundial, pois somamos forças para viabilizar a produção dos primeiros caminhões elétricos desenvolvidos e feitos no Brasil”, celebra Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.

A expectativa inicial para o primeiro ano de operação, é de que as 100 primeiras unidades do VW e-Delivery deixem de emitir juntos 1.540 toneladas de CO² na atmosfera e economizem 583 mil litros de diesel.


“A parceria é um marco histórico para ambas as empresas: além de ser um dos maiores acordos do mundo, a inovação está sendo desenvolvida aqui no Brasil”, comenta Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev. “E estamos abertos a compartilhar a tecnologia e os aprendizados que tivemos. Se outras empresas tiverem interesse em também ter uma frota de caminhões mais sustentável, todo mundo ganha, principalmente o planeta e o meio ambiente”, completa.

Com uma autonomia de até 200 quilômetros, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo, e equipados com sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem, os novos modelos elétricos serão recarregados em uma das 48 usinas solares que a Ambev está implementando nos seus Centros de Distribuição (CDDs) espalhados pelo Brasil.

Além dos cem caminhões, o acordo celebrado entre a montadora e a cervejaria também comtempla  contrato de manutenção nas mesmas bases do já conhecido VolksTotal, além de monitoramento por meio do Volkscare, estrutura de atendimento da marca que combina conectividade, gestão de serviços sob medida, planos de manutenção para todas as necessidades, assistência 24 horas e uma rede de concessionários estrategicamente distribuídos pelo país.

VWCO/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA