Facchini

Randon New R

Volvo cria pacote de sons especiais para ampliar segurança de caminhões elétricos na Europa

Volvo/Divulgação

Sons foram projetados para serem agradáveis e discretos, tanto para o motorista quanto para pessoas próximas

Não é novidade para ninguém que a Volvo é referência mundial em segurança no trânsito, e com a inédita gama de caminhões elétricos não poderia ser diferente. Atenta as novas exigências da União Europeia e como foco na maximização da segurança, a montadora sueca acaba de anunciar um pacote de sons especiais para a linha de pesados elétricos.

A partir de 1º de julho de 2021, todo veículo elétrico que circula na União Europeia será obrigado a emitir um certo nível de som ao se deslocar a velocidades inferiores a 20 km/h. A intensidade depende da velocidade. À 20 km/h, o som deve ser de, no mínimo, 56 decibéis. Nos Estados Unidos há legislação semelhante para veículos se deslocando a 30 km/h ou menos. Se o veículo for muito silencioso, passa a ser obrigatória a instalação de um sistema externo de alerta acústico (Acoustic Vehicle Alerting System - AVAS).

“A nova legislação é bem-vinda. No trânsito, desde pequenos aprendemos a não depender somente do que vemos, mas também do que ouvimos. Com nosso novo sistema de alerta, queremos garantir que pedestres e ciclistas percebam quando há um caminhão elétrico nas proximidades.”, explica Anna Wrige Berling, diretora global de segurança no trânsito e de produto da Volvo Trucks.


Sons agradáveis e alertas diferentes
Resultado de pesquisas profundas e testes realizados pelos peritos em acústica da Volvo, o pacote conta com quatro tipos de sons com qualidade premium, responsáveis por sinalizarem cada uma das ações do caminhão, como exemplo, parado, aceleração, marcha ré, entre outros movimentos. Destaca-se ainda a presença de uma tecnologia capaz de alterar a frequência sonora conforme a aceleração ou desaceleração do caminhão.

“Estamos orgulhosos por termos desenvolvido sons premium de alta qualidade, perceptíveis o suficiente para alertar as pessoas próximas ao caminhão, e ainda assim agradáveis para os motoristas e outros usuários das vias.”, diz Berling.

Ainda muito mais silenciosos
Segundo a Volvo Trucks, mesmo com a inclusão do pacote de sons, os caminhões elétricos da marca ainda serão muito mais silenciosos do que modelos convencionais. “Os sons foram projetados para não atravessar paredes. Nossos veículos elétricos ainda poderão ser usados para entregas silenciosas à noite, além de contribuir para melhorias nas condições de trabalho para os motoristas e um meio ambiente mais limpo e silencioso.”, assegura Berling.

Ouça agora o novo pacote de sons Volvo:



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA