Facchini

PRF realiza escolta da maior Pá Eólica da América Latina no Piauí

PRF/Divulgação

O equipamento de 76,3 metros de comprimento, importado da China, fará parte da construção de aerogeradores no Complexo Eólico Lagoa do Barro localizado no município de Lagoa do Barro do Piauí/PI

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou neste domingo, 6 de junho, a escolta do transporte da maior Pá Eólica da América Latina. Importada da China, a peça de 76,3 metros de comprimento fará parte de aerogeradores do Complexo Eólico Lagoa do Barro que está sendo instalado em Lagoa do Barro do Piauí/PI, localizado a 549,0 km de Teresina/PI.

Devido ao comprimento expressivo do componente, a presença dos agentes da corporação se faz necessária para garantir a segurança do trânsito durante o transporte. Toda a operação em si, se torna um verdadeiro desafio logístico e rodoviário, que requer planejamento e infraestrutura que estejam de acordo com a legislação e que garantam a segurança viária.

Somente no estado do Piauí outras 54 Pás Eólicas serão transportadas nos próximos três meses trabalho. Segundo a PRF, em 2020, houve um aumento exponencial no número de escoltas deste tipo de carga, chegando a um total de 396 operações. Agora em 2021, de janeiro a maio a corporação já realizou a escolta de outras 388 cargas superdimensionadas, e a expectativa é de que esse número chegue à 2.100 até dezembro.


A corporação lembra ainda que, as transportadoras que atuam no segmento de cargas indivisíveis devem atender a diversos requisitos para garantir a segurança viária durante o translado, como possuir uma Autorização Especial de Trânsito (AET), utilizar veículos de escolta credenciados, comprovar que o motorista é capacitado para a condução do veículo, possuindo o curso de transporte de carga indivisível e a licença de motorista de escolta, dentre outros.

Já para os demais condutores da via, os agentes ressaltam que é necessário redobrar a atenção ao se depararem com esse tipo transporte, pois as pás são transportadas em velocidade reduzida e tanto os profissionais de escolta quanto os policiais acompanham a viagem até o destino final. Confira agora algumas dicas da corporação:

- Reduza a velocidade ao se deparar com um veículo de escolta;

- Mantenha uma distância segura dos outros veículos;

- Redobre a atenção ao volante;

- Respeite as orientações dos policiais e profissionais de escolta;

- Aguarde a orientação e o momento mais seguro para ultrapassar;

- Só ultrapasse quando não oferecer risco ao trânsito. 

PRF/Divulgação

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA