Facchini

PIB do transporte brasileiro cresce mais que a economia no primeiro trimestre de 2021

Volvo

Números positivos são confirmados pelo Radar CNT do Transporte

O Produto Interno Bruto (PIB) do transporte brasileiro encerrou o primeiro trimestre de 2021 registrando um crescimento de 3,6% no volume de serviços, em relação ao último trimestre do ano passado. O setor também superou a própria economia brasileira, que nos três primeiros meses deste ano registrou alta de 1,2%. Os números positivos são confirmados pelo Radar CNT do Transporte, divulgado pela Confederação Nacional do Transporte, neste no início deste mês, a partir de indicadores publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o balanço da entidade, o transporte brasileiro também registrou crescimento em relação ao primeiro trimestre de 2020. Na época, o segmento registrou alta de 1,3% enquanto a economia nacional havia crescido 1,0%. Para a CNT, além de mostrar a situação econômica do país, o PIB possibilita análises sobre a trajetória de crescimento das economias mundiais, a abertura de desempenho dos setores produtivos e também o valor produzido de bens e serviços.


Na avaliação da entidade, o desempenho do PIB em geral veio acima das expectativas dos analistas de mercado, que chegaram a projetar resultados de contração, relacionados ao recrudescimento da pandemia no Brasil. “A retomada de crescimento passa, necessariamente, pela atuação e desempenho das empresas de transporte, que têm um papel estratégico no desenvolvimento e é essencial para um bom resultado do PIB nacional”, avalia o presidente da CNT, Vander Costa.

Em total sintonia com o crescimento do PIB, o mercado de trabalho no transporte brasileiro também encerrou o primeiro trimestre deste ano em crescimento e com um saldo positivo na geração de empregos. Destaque para o transporte rodoviário de cargas (TRC), que de janeiro a março gerou 33.964 novos postos de trabalho.



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA