Facchini

Tora firma joint venture com terminal portuário no Rio de Janeiro

Diego Filipe Mattos Camargos

Parceria entre a companhia e a ICTSI Rio Brasil 1, que administra terminal de contêineres no estado, fomenta transporte multimodal em DTA

O Grupo Tora, especializado em soluções logísticas, firmou, neste mês, uma parceria com a empresa portuária International Container Terminal Services Inc. (ICTSI Rio). O novo serviço que visa expandir a atuação na logística integrada de contêineres e na multimodalidade, é destinado ao transporte de cargas importadas consolidadas LCL (Less Container Load) de todos os segmentos, que incluem desde produtos manufaturados até matérias-primas. Transportadas em regime de DTA (Declaração de Trânsito Aduaneiro), as cargas terão como destino o recinto alfandegado Clia (Centro Logístico Industrial Aduaneiro) da Tora em Betim (MG).

Uma das principais vantagens da joint venture firmada entre a Tora e o ICTSI Rio, que administra um terminal de contêineres no porto do Rio de Janeiro, é o fomento a multimodalidade, uma vez que as cargas serão transportadas pelos modais rodoviário e ferroviário. De acordo com Adriana Coimbra, gerente geral Comercial do Clia da Tora, a parceria irá estimular novos serviços, "a fim de trazer maior sinergia, otimização e redução de custo na cadeia logística do comércio exterior brasileiro." explica "Também pretendemos oferecer ao mercado um tratamento personalizado para esse perfil de carga LCL". Segundo a executiva, cerca de 40 contêineres poderão ser movimentados mensalmente entre o terminal portuário e o Clia Betim.


Nesta nova operação, a Tora será responsável pelo fornecimento de contêineres e realização do transporte multimodal desde o terminal portuário ICTSI no Rio de Janeiro até o destino (Clia Betim). Já o ICTSI atuará na recepção da carga de longo curso no porto, transbordo do material para contêineres de 40 pés (medida de um contêiner que corresponde a 12,19 metros) da Tora e carregamento dos vagões no terminal. A expectativa é de que a operação conte com saídas semanais.

"A Tora e a ICTSI oferecem solidez ao mercado de transporte de cargas, sempre inovando para atender ao cliente de acordo com suas necessidades. Com gestão integrada, o serviço é realizado por meio do transporte multimodal, tendo a ferrovia como modal mais seguro e com grande impacto direto na redução de CO2", declara André Lemos Tavares, gerente comercial da ICTSI Rio.

Tora/Divulgação
Com informações: Tora

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA