Facchini

Librelato amplia presença internacional com exportações e novo escritório na Europa

Librelato/Divulgação

Novo escritório em Portugal é inaugurado com o objetivo de ganhar maior visibilidade e maior acesso aos negócios do continente africano

A Librelato encerrou o quatros primeiros meses do ano com uma significativa expansão da presença no exterior. Destaque para o início da exportação marítima de dois Semirreboques Carrega Tudo, pescoço removível, para operações no segmento de mineração no continente africano.

Projetados para transportar máquinas e equipamentos de grande porte e que necessitam de um ângulo suave de subida, os implementos com pescoço removível hidráulico proporcionam mais segurança e agilidade nas operações de carga e descarga na plataforma.

Em julho do ano passado a Librelato realizou a primeira exportação para o mercado africano. Dois conjuntos de carroceria + reboque Sider foram enviados para o transporte de bebidas entre Ruanda e Tanzânia, no leste Africano.


Neste início de ano, a Librelato também inaugurou um novo escritório em Portugal, com o objetivo de ganhar maior visibilidade e maior acesso aos negócios do continente africano, devido a maior proximidade logística, e também em razão das corporações europeias com forte atuação no continente.

Segundo José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, o mercado externo tem sido um pilar estratégico de crescimento para a implementadora catarinense. “A importância que a Librelato dá ao mercado externo traz consigo ações sólidas e duradouras na busca pela expansão internacional. Entendemos que, por meio do acesso aos novos mercados, conseguimos ter uma visão além do horizonte em nossa empresa, internalizando as experiências e conhecimentos obtidos lá fora, que são transformados em soluções e melhorias para nossos produtos e processos. Por esse motivo, seguimos buscando um crescimento sustentável com ganho de participação nos mercados em que atuamos e a construção de alianças sólidas no continente africano”. 


Exportações em alta
Graças aos produtos de alta performance, adaptados a necessidade de cada mercado; e estratégias acertadas de posicionamento da marca, por meio de sólidas parcerias com distribuidores locais, a Librelato vêm se consolidando cada vez mais no exterior. Em 2020, a implementadora catarinense ampliou em 22% as exportaçõesem comparação com o ano anterior.

“No início de 2020 houve uma forte retração no mercado devido à pandemia global, mas vimos uma recuperação e um aquecimento nas vendas a partir do segundo semestre, o que permitiu fechar o ano de 2020 com crescimento de 22% nas exportações. Com certeza a recuperação do mercado foi surpreendente, superando as expectativas para um período pandêmico”, explica Daniel Zilio, gerente de Exportação e Libreparts.

Atualmente, os Semirreboques Graneleiro Tradicional e Pró-Nio; Semirreboques Basculante Tradicional; Semirreboques Carga Seca Tradicional e Pró-Nio; Semirreboques Furgão Lonado; e ainda Semirreboques Tanques, se destacam como os produtos mais exportados pela Librelato.


Ampliação dos negócios no exterior
Por meio do MoveBrazil, Programa de Internacionalização da Indústria de Implementos Rodoviários, a Librelato também está conquistando novos mercados na América do Sul. Lançado há três anos, o programa conta com organização da Anfir e Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

“As exportações são extremamente importantes para nossos resultados de vendas, pois durante os altos e baixos do mercado interno essa atividade nos ajuda a manter um ponto de equilíbrio nos negócios”, finaliza Zilio.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA