Facchini

Randon New R

Scapini Transportes abre portas para motoristas sem experiência através de programa trainee

Scapini Transportes/Divulgação

Além de formar novos motoristas e cidadãos ainda melhores, iniciativa também amplia a produtividade, melhora do clima organizacional e amplia a vantagem competitiva da empresa no mercado

Assim como em outros segmentos, o aumento da produtividade, melhora do clima organizacional e vantagem competitiva no mercado, também são prioridades das empresas que atuam no transporte rodoviário de cargas brasileiro. Um dos caminhos para se alcançar esses objetivos é o investimento na capacitação de novos colaboradores, principalmente de motoristas, afinal são profissionais que atuam na linha de frente das operações e carregam a imagem da empresa por todo o país.

Pensando nisso, a Scapini Transportes, empresa gaúcha pertencente ao Grupo Scapini, tem investido cada vez mais em uma iniciativa de formação de novos motoristas, batizada de Programa Trainee. Coordenado por instrutores e monitores que possuem especializações em diversas áreas como aplicação de embreagens, direção defensiva, gerenciamento de pneus para frota, transporte de produtos perigosos, condução econômica, gestão de oficina, gestão de equipes e argumentação de peças, o projeto tem se tornado uma importante porta de entrada para motoristas profissionais habilitados, mas que ainda não possuem experiência na função.

“Pelo programa trainee contratamos profissionais já habilitados que buscam uma oportunidade de dirigir uma carreta pela primeira vez. Eles permanecem durante uma semana em treinamento teórico e prático, além de processos psicológicos, e passam por todas as áreas da companhia. Depois, praticam por 10 km junto com um monitor”, explica Sandra Fagundes, psicóloga organizacional do Grupo Scapini.


Segundo a empresa, todo o programa é pensado unicamente no bem-estar e na melhor qualidade de ensino para o profissional, afim de proporcionar uma ótima experiência e uma tranquila e segura entrada ao time do Grupo Scapini. Com isso, é possível ampliar o número de colaboradores na área de transporte de carga e logística, aptos a concluir os serviços com excelência. Além da formar novos motoristas, a iniciativa também contribui para a formação de cidadãos ainda melhores.

“Para nós é muito bom. Podemos dar oportunidade para aqueles que, muitas vezes, veem suas portas fechadas no mercado pela falta de experiência. Conseguimos ir lá na raiz de cada um e moldar de acordo com a empresa, trabalhando desde o início o melhor treinamento para cada um. Hoje, nosso quadro de motoristas é formado por cerca de 50% a 60% de profissionais que vieram do programa trainee”, finaliza Sandra.

Atualmente o programa trainee oferecido pelo Grupo Scapini conta com monitores. Um deles é Itamar do Prado Curvelo, motorista monitor, que, iniciou sua carreira no Grupo Scapini, atráves do programa. Após se qualificar, hoje faz parte da equipe de instrutores responsáveis pela capacitação. “Em 2013 eu já estava com a minha CNH E e precisava de uma oportunidade. Procurei em algumas empresas, e a que deu certo, graças ao programa trainee, foi a Scapini. A empresa dá a chance para quem tem essa CNH, mesmo sem experiência, começar a ser um motorista carreteiro. Me deram todo o apoio e assistência em todos os processos até a efetivação”.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA