IVECO A gente nao para

Por que Romeu e Julieta é melhor de rampa?

Kroville Implementos Rodoviários
Ambos os conjuntos: Bitrem 7 eixos e Romeu e Julieta (com 4 eixos) tem o mesmo Peso Bruto Total (57 toneladas), a mesma quantidade de eixos (7) e o mesmo peso nos eixos de tração do caminhão 6x4 (17 toneladas). Portanto, no plano, tem o mesmo desempenho.

Eng. Rubem Penteado de Melo
No entanto, especialmente nas estradas rurais, os condutores relatam que o Romeu e Julieta é "melhor" de rampa!. Qual a razão dessa diferença?


A diferença é sutil mas é real: a distribuição do peso entre os eixos é diferente entre os eixos do Romeu e Julieta quando comparado com os conjuntos de veículos articulados do tipo Bitrem. A razão é que durante a passagem pela rampa parte do peso sobre a carroceria é transferido para os eixos traseiros. No caso do Romeu, para os eixos de tração, mas no caso do CVC para os eixos do rebocado.
Eng. Rubem Penteado de Melo
Ou seja, no Romeu e Julieta a tração ganha peso e, por consequência, ganha um pouco mais de tração. Já no Bitrem, a tração perde peso e, por consequência, perde tração.

Essa análise é fundamental para as operações rurais definirem quando e qual força será necessária no auxílio para vencer as rampas.
Eng. Rubem Penteado de Melo

ARTIGO: Eng. Rubem Penteado de Melo

Postar um comentário

0 Comentários