Facchini

Grupo Charrua adquire primeira frota de caminhões Scania 100% movida a gás

Scania/Divulgação
Após se tornar a primeira companhia do sul a investir em caminhões a gás, o Grupo Charrua se prepara agora para se tornar a primeira empresa do país a contar com uma frota pesada 100% movida a GNV, graças a aquisição de mais seis caminhões Scania R 410 6x2. Com entregas previstas para o primeiro trimestre deste ano, os novos modelos serão empregados no atendimento de demandas de clientes no Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível. O negócio conta com total suporte da Casa Scania Brasdiesel.

“Receber as novas encomendas do Grupo Charrua e saber que a Charrua Gás teria a primeira frota 100% a gás e mais sustentável nos trouxe ainda mais certeza de que a nossa solução é a ideal para o mercado brasileiro. A retomada verde nos negócios aumentará ao longo dos próximos anos e o cliente encontra todo o apoio da solução completa pela Scania”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

“É uma grande satisfação sermos os primeiros a comprar no Sul. O gás é o futuro. Hoje, a Charrua Gás é a única empresa com operação de transporte de gás natural no Brasil que carrega gás com caminhão movido 100% ao combustível. Com os novos seis modelos tornamos a operação totalmente limpa”, afirma Flavio Aluísio Rudiger, Diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua. 

De acordo com o conglomerado de empresas, a decisão de investir em uma frota 100% a gás e sustentável, acontece logo após os resultados excepcionais proporcionados pelo primeiro R 410 movido a GNV, que entrou em operação em junho de 2020, além do pioneirismo e interesse do Grupo em relação as inovações do mercado e do setor de transportes.



“Essa solução da Scania é muito rentável e a melhor que temos disponível para a sustentabilidade do transporte. Fizemos testes com o primeiro veículo a gás em Esteio (RS) e durante a inspeção verificamos a saída da descarga do caminhão com um filtro de papel. O modelo a gás simplesmente não sujou o filtro. É muito gratificante para nós, como clientes, ter um caminhão que funciona exatamente como a Scania fala. Isso mostra na prática o que a marca vem prometendo”, destaca Rudiger, que também planeja o uso do biometano e do gás natural liquefeito na frota.

Segundo Rudiger, muitas empresas estão procurando a Charrua para ver os resultados do caminhão a gás e planejar as próximas compras. “É uma tendência de não mais priorizar o diesel. Por exemplo, empresários que fazem transporte de celulose para exportação estão sendo incentivados a usar soluções mais sustentáveis até mesmo por companhias de fora do Brasil. Após nosso relato, estão dando os primeiros passos para implementar a solução a gás. A cadeia está sendo movimentada”, conta. 

Atualmente o Grupoo Charrua é composto por sete empresas sendo, Transportadora Arco, TRR Arco Diesel, Loja Arco e Arco Gás, em Lajeado (RS); e TRR Charrua Diesel, Distribuidora de Petróleo Charrua e Charrua Gás, na cidade de Esteio (RS).



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA