Facchini

Randon New R

Ministro da Infraestrutura confirma fim da pesagem de caminhões por eixo

Presente na tradicional transmissão ao vivo promovida nas redes sociais pelo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou nesta quinta-feira, 21 de janeiro, o fim da pesagem por eixo de caminhões com peso bruto total (PBT) de até 50 toneladas. 

"Foi uma determinação que o senhor [Jair Messias Bolsonaro] deu. Estamos revisando a norma de pesagem para ela onerar menos o caminhoneiro, para termos menos multas em função disso. Então acabando com o peso por eixo em veículos de ate 50 toneladas...", destacou o Ministro. 

Ainda segundo Freitas, a revisão da atual norma de pesagem no país também prevê um aumento na tolerância para os veículos com PBT superior a 50 toneladas. "... E aumento da tolerância para os veículos que vão carregar mais, completou Freitas. 

Apesar de revelar o andamento dos estudos para mudanças no sistema de pesagem, o Ministro da Infraestrutura não confirmou uma data para a publicação das novas regras, afirmou apenas que "em breve essa norma estará publicada".

Essa não é a primeira vez que Freitas defende o fim da pesagem por eixo no Brasil. Em maio de 2020, durante um seminário virtual com investidores do banco Santander, Freitas se posicionou favoravelmente ao fim da pesagem por eixo, uma antiga reivindicação de caminhoneiros autônomos e transportadoras de todo o país.



Tarifa zero para importação de pneus
Durante a transmissão, tanto o Ministro da Infraestrutura como Presidente da República, também comentaram a tarifa zero para a importação de pneus de caminhões, medida que passou a valer nesta quinta (21) para quatro medidas específicas. 

"Essa redução faz parte de uma política de redução de custos. Uma política para melhorar a situação do caminhoneiro na estrada. E tem outras coisas importantes vindo por ai", afirmou Freitas.


Desburocratização do transporte
O Ministro da Infraestrutura também comentou uma nova medida que promete agilizar o transporte rodoviário de cargas brasileiro, reduzir custos e facilitar a vida do caminhoneiro autônomo, graças a eliminação de atravessadores e intermediários. Trata-se da adoção do Documento de Transporte Eletrônico (DT-e).

"Estamos trabalhando muito na simplificação do transporte. Então a gente deve lançar em breve o Documento de Transporte Eletrônico. A gente vai condensar 15, 20 documentos de transporte em um único documento eletrônico, que vai ser emitido e vai tornar mais fácil a vida do caminhoneiro", destacou Freitas. "Nós vamos eliminar intermediários no processo, atravessadores que comem a renda do caminhoneiro. Isso ai vai bancarizar o caminhoneiro [...] Então eu acho que é uma transformação para esse setor do transporte, a gente vai ter o caminhoneiro digitalizado, recebendo PIX e com acesso ao capital de giro. Então é uma nova vida que a gente vai inaugurar a partir do Documento de Transporte Eletrônico", concluiu. 

Confira na íntegra o anúncio do Ministro:



NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA