Facchini

Hyundai entrega sete caminhões movidos a hidrogênio na Europa

Hyundai/Divulgação
Cumprindo com o plano de expansão dos negócios em outros continentes, a Hyundai Motor Company entregou neste mês ao mercado europeu, os primeiros caminhões movidos a hidrogênio. Inicialmente, sete unidades do modelo Hyundai XCIENT Full Cell foram entregues à clientes suíços.

"A entrega da célula de combustível XCIENT dá início a um novo capítulo não apenas para o impulso do hidrogênio da Hyundai, mas também para o uso do hidrogênio pela comunidade global como fonte de energia limpa. A entrega de hoje é apenas o começo, pois abre possibilidades infinitas para uma mobilidade limpa. Com a entrega bem-sucedida dos primeiros caminhões de célula de combustível XCIENT, temos o orgulho de anunciar nosso plano de expansão além da Europa, para a América do Norte e China, onde já estamos fazendo um grande progresso." destacou Cheol Lee, Vice-presidente executivo e chefe da divisão de veículos comerciais da Hyundai Motor Company.

Operados sob um regime de locação, os sete primeiros caminhões Hyundai XCIENT Fuel Cell da Suiça, serão empregados em operações de transporte de bens de consumo, apoiadas por um ecossistema robusto de hidrogênio verde, composto por uma rede de mais de 100 postos de abastecimento.

Alimentado por um sistema de célula a combustível de hidrogênio de 190 kW e equipado com sete tanques com capacidade total para até 32,09 kg de H2, o Hyundai XCIENT Fuel Cell garante uma autonomia de até 400 quilômetros na versão 4x2 na configuração romeu e julieta (caminhão + reboque). Já o tempo de abastecimento do veículo varia entre 8 e 20 minutos.

A expectativa da montadora coreana é de que o sucesso dos modelos na Suíça alcance outros países europeus, como por exemplo, Alemanha, Noruega, Holanda e Áustria. E como parte do plano de expansão de produção, a Hyundai espera fornecer 1.600 caminhões de células de combustível comerciais até 2025.


Outros lançamentos
As novidades da Hyundai em relação a caminhões movidos a hidrogênio, não se resumem apenas aos modelos que estão sendo entregues no velho continente. A marca também confirmou o lançamento de outros três caminhões elétricos na China ao longo dos próximos anos. Um caminhão médio em 2022, um caminhão pesado em alguns anos e outro caminhão pesado estrategicamente projetado para o mercado chinês. Com esses modelos, a Hyundai espera atingir um volume de vendas agregado de 27.000 unidades até 2030.

FICHA TÉCNICA: Hyundai XCIENT
Cabine: Simples                                        
Tração: 4x2
Entre-eixos: 5.130 mm                             
Comprimento: 9.745 mm
Largura: 2.515 mm                                    
Tara: 9.795 kg
PBT: 19.000 kg                                             
Motor: Siemens 350 kW/3.400 Nm
Bateria: Akasol de 661 V / 73,2 kWh      
Célula de combustível: 190 kW
Transmissão: Allison ATM S4500          
Capacidade do Tanque: 32,09 kg H2
Suspensão: Ar na dianteira e traseira 
Segurança: FCA, SCC, EBS, VDC, LDW

Hyundai/Divulgação
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA