Facchini

VW Meteor: Conheça em detalhes os maiores caminhões Volkswagen do mundo

VWCO/Divulgação
Reforçando o compromisso de entregar soluções sob medida para o transporte rodoviário de cargas brasileiro, a Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de apresentar ao mercado brasileiro os seus maiores extrapesados no mundo.

Resultado de mais de R$ 1 bilhão em investimentos e mais de 5 milhões de quilômetros percorridos em testes ao longo dos últimos quatro anos, a inédita linha de extrapesados Volkswagen, batizada de Meteor, chega ao país com foco na otimização do custo total de operação (TCO) e com a importante missão de colocar a montadora em novas categorias do segmento de caminhões pesados e extrapesados.

A apresentação dos inéditos caminhões Volkswagen Meteor não interrompe a produção e a comercialização dos já consagrados modelos VW Constellation e MAN TGX. Ou seja, ambas as linhas seguem no portfólio e reforçam a filosofia que consagrou a montadora: “menos você não quer, mais você não precisa”.

LEIA: VW Meteor não substituirá os modelos Constellation e MAN TGX

Versões
A inédita linha de caminhões Volkswagen Meteor estreia no Brasil em duas versões. A primeira delas batizada de VW Meteor 28.460 6x2, chega com a missão de atender as operações de médias e longas distâncias com semirreboques de 3 eixos e PBTC de 48,5 a 53 toneladas, como por exemplo, nos segmentos de basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros.

Já a versão VW Meteor 29.520 6x4 foi desenvolvida para atender as operações rodoviárias que envolvem Combinações Veiculares de Carga (CVC) de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas, especialmente nos segmentos do agronegócio.

LEIA: Volkswagen vende 210 unidades do novo extrapesado Meteor em menos de 24h

Trem de força
VWCO/Divulgação
O primeiro ponto de grande destaque no trem de força dos novos caminhões Volkswagen Meteor é a presença da nova geração do motor MAN D26 de 13 litros, que passa a ser produzido no Brasil, na primeira linha fora da Europa, com a maior potência de sua história.

Responsável por colocar a marca na faixa de 460 e 520 cavalos de potência, com 2.300 e 2.500 Nm de torque, respectivamente, o novo motor MAN D26 passa a contar com mais de 130 componentes modificados, tais como bloco, cabeçote, entre outros.

O motor, agora 100% nacional, também passar a contar com novo sistema de injeção, em conjunto com novos pistões e o novo turbocompressor com controle eletrônico. Todos estes atributos visam garantir a combinação perfeita de potência, torque, redução de 10% consumo de combustível e durabilidade.

Combinado com a motorização, está a transmissão automatizada ZF Traxon, calibrada para as demandas do mercado e disponível nas versões de 12 e 16 velocidades para todas as configurações dos modelos de veículos.

Configurações
Para garantir o máximo atendimento as necessidades específicas de cada cliente, os inéditos extrapesados Volkswagen Meteor chegam ao Brasil com uma ampla variedade de configurações. Destaque para três opções de entre-eixos: 3.200, 3.400 ou 3.600 mm.

Os modelos também contam com dois tanques, com capacidades que variam de 630 litros (dois de 315l, em plástico) a 940 litros (dois de 470l, em alumínio), de acordo com o entre-eixo escolhido, e tanque para 100 litros de Arla 32, promovendo a autonomia equilibrada para as aplicações.

Para garantir o melhor resultado operacional, a linha Meteor também conta com duas opções de suspensão, metálica ou pneumática, Para o VW Meteor, a versão com oito bolsões de ar está disponível em todas as variações do modelo, seja no 6x2 ou no 6x4. Já a metálica com dois feixes de molas parabólicas  na dianteira e três feixes na traseira poderá equipar o 28.460 6x2 com entre-eixo de 3.600 mm ou o 29.520 6x4 com qualquer entre-eixo.

A suspensão pneumática também conta com um sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo e com a habilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo. O motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, a partir de dentro da cabine.


Segurança
No quesito segurança, os novos extrapesados VW Meteor também não deixam a desejar e trazem o que há de melhor. Destaque para a função HSA, que auxilia a partida em rampa, sistema de freios EBS, que executa a regulagem eletrônica da pressão de frenagem para proporcionar paradas mais eficazes e evitar a ocorrência do travamento das rodas e função ASR, um controle de tração que pode ser acionado com uma tecla no painel para auxiliar a transpor os terrenos mais difíceis. O modelo também passar a contar com freio motor com potência de até 410 cv.

Exterior
VWCO/Divulgação
Projetada para proporcionar aos motoristas uma verdadeira viagem de primeira classe e satisfazer às necessidades dos clientes com soluções detalhadas para a funcionalidade perfeita e a qualidade visual, a inédita linha VW Meteor chega ao país trazendo o que há de melhor em termos de design dos principais modelos da marca.

Para enfatizar a força, robustez e alta qualidade, o exterior da linha VW Meteor é estruturado em uma base robusta e funcional. Destaque para a grade frontal com fortes características de design VW, inspirada nos modelos de sucesso da linha Delivery, e uma imagem de marca ostentada com orgulho.

As linhas marcantes e a aerodinâmica também são características marcantes no novo extrapesado. O para-choque é tripartido, com materiais resistentes às intempéries e à radiação ultravioleta e o resultado é um conjunto leve, comparando-se com um para-choque inteiriço, evidenciando um design elegante e aprimorado. Além disso a parte central do para-choque apresenta um visual premium com barras horizontais cromadas, com formato aerodinâmico e direcionamento do fluxo de ar para o radiador, aumentando a eficiência do sistema de refrigeração, o que se traduz em redução no consumo de combustível.

Interior
VWCO/Divulgação
Já o interior do novo VW Meteor começa a conquistar o motorista a partir da porta, que conta com um ângulo de abertura de 90º e degraus devidamente posicionados, permitindo o acesso livre de obstáculos, fácil e seguro, com alças nas duas extremidades das portas.

Por dentro, mais inovação: todo o teto é projetado com material compósito feito no Brasil, propiciando redução de peso da ordem de 25% com relação ao similar metálico. A combinação dos materiais, além de trazer leveza, reduz componentes, contribui para o conforto acústico e térmico. O tecido com acoplamento, aplicado diretamente e desenvolvido no Brasil especialmente para o modelo, remete a um toque macio e acabamento superior.

A foco na ergonomia também está presente em cada detalhe interno. Destaque para o volante com ajustes de altura e profundidade, além de ser multifuncional, com teclas de comandos posicionadas para serem acessadas de forma rápida e direta, sem necessidade de retirar as mãos.

O painel de instrumentos também se destaca pelo conceito modular, característica que permite organizar dispositivos como rádio, multimídia, tacógrafo e equipamentos próprios de cada operação. No painel ainda podem ser provisionadas até 50 teclas, dependendo da configuração do modelo, para que o motorista controle os mais diversos sistemas de modo fácil e rápido.

Além disso, todos os comandos do painel de instrumentos estão à vista e ao alcance das mãos. O mesmo acontece nas portas, com os botões dos vidros elétricos, com sistema de um toque, e dos retrovisores, inclusive com aquecimento, para os dias frios.

O conforto do motorista é reforçado pelo apoio para o braço de série, apoio para cabeça integrado, ajustes precisos e cinto de segurança integrado ao próprio banco, condição fundamental para evitar solavancos durante percursos em terrenos irregulares ou muito acidentados, de modo que a condução seja a mais confortável possível.

Os bancos também trazem uma série de inovações, como por exemplo, tecnologias premium de série, que proporcionam toque macio, reduzem a sujidade e facilitam limpeza e secagem rápida (dry fit). A marca também oferece opção de acabamento em Courino Premium, com uma padronagem especial e desenvolvida especificamente para mercado brasileiro.

Completam a lista de atributos de conforto do novo VW Meteor, ar-condicionado digital, cortinas para a cama e para todas as janelas e para-brisas, com sistema black out, cama basculável, bagageiros e caixas de ferramentas multiuso, iluminação ambiente em LED, climatizador de série e opção de geladeira.

Conectividade
VWCO/Divulgação
Os novos extrapesados Volkswagen contam com o sistema RIO – a marca de soluções digitais de logística do Grupo TRATON –, de série nesta fase de lançamento, levando ao cliente todos os serviços Volks|Care, como a consultoria especializada da Gestão de Serviços Sob Medida (GSSM), da Volkswagen Caminhões e Ônibus, e com inúmeras facilidades digitais, que permitem desde a configuração do caminhão até o agendamento de serviços por meio do telefone celular.

Entre os destaques está a oferta de monitoramento básico para o caminhão de forma gratuita pelo período de três anos. Com base nesse serviço, o proprietário ou o frotista poderão acompanhar os principais indicadores de desempenho do veículo – como consumo, autonomia, distância percorrida e intensidade das freadas, entre vários outros. É o que permite a adoção de treinamentos específicos para os condutores e a melhoria dos resultados da frota, de uma forma geral.

Somam-se aos serviços gratuitos uma série de outros indicadores que o cliente pode obter por meio dos pacotes RIO Premium Fleet, que elevam a leitura de dados do caminhão a mais de 30 itens, proporcionando uma análise completa e minuciosa da direção dos extrapesados Volkswagen. Os dados são disponibilizados por relatórios ao cliente, que também dispõe do auxílio do Volks|Care, com a Gestão de Serviços Sob Medida.

Complementam os atributos de conectividade, sistema de carregamento de celulares por indução, rádio com tela de 7 polegadas e sistema multimídia opcional que permite a conexão com celulares e funcionalidades, como o acesso a mapas dos sistemas MirrorLink e CarPlay, portas USB e tomadas de 12V e 24V.

Preços
De acordo com a VW Caminhões e Ônibus, as vendas dos novos extrapesados Meteor começam hoje, 1º de setembro. Além disso, os modelos chegam ao mercado com as seguintes sugestões de preços:

VW Meteor 28.460 6×2: R$ 550 mil
VW Meteor 29.520 6×4: R$ 590 mil

VWCO/Divulgação
TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA