PepsiCo inicia testes operacionais com painéis solares em caminhões de distribuição

Sunew/PepsiCo
Em parceria com a Sunew, empresa brasileira líder global na produção da tecnologia de terceira geração de energia solar, a PepsiCo, uma das maiores empresas de Alimentos e Bebidas do mundo, deram início a um projeto inovador de geração de energia em caminhões de distribuição.

Com o objetivo de melhorar a gestão da recarga da bateria dos veículos e do sistema de iluminação, dez caminhões da PepsiCo passaram a contar com Filmes Fotovoltaicos Orgânicos (OPV), tecnologia que consiste na instalação de um sistema de geração de energia solar composto por filmes Sunew LIGHT™, posicionados na parte superior externa (teto) do implemento e um controlador de carga que fará a gestão da recarga da bateria do caminhão e do sistema de iluminação.

Segundo Felipe Reis, gerente de Produtos da Sunew, comparativamente a outras tecnologias solares, o OPV se apresenta como melhor solução, tendo em vista sua resistência às condições operacionais de um veículo. "Por serem tecnologias solares rígidas, os painéis solares tradicionais acabam por apresentar trincas e danos que reduzem drasticamente a sua vida útil nessas condições de operação", explica o executivo.

De acordo a empresas, a tecnologia traz como principais vantagens, o constante funcionamento das baterias dos caminhões, aumento da disponibilidade da frota, redução do risco de paradas não programadas e até mesmo a ociosidade de parte da frota que por descarga da bateria. Destaca-se ainda a possibilidade de um prolongamento da vida útil da bateria, reduzindo assim custos e o impacto ambiental do descarte.

Além de ampliar a eficiência energética dos veículos e otimizar as operações de distribuição, as empresas acreditam ainda que a nova tecnologia possa garantir a longo prazo, uma redução na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), já que o transporte é o setor responsável por grande parte das emissões, principalmente nos grandes centros urbanos.


"A PepsiCo tem o compromisso de tornar a sua cadeia logística cada vez mais sustentável, aliando o fornecimento de suprimentos aos consumidores ao desenvolvimento econômico e social, enquanto ajuda a proteger o planeta e a diminuir impactos. Este projeto em parceria com a Sunew, em conjunto com outras inciativas como a inclusão de veículos movidos à GNV e elétricos, visam contribuir para mitigar as nossas emissões de CO2 no meio ambiente, com meta global de redução de 20% até 2030", afirma Eduardo Sacchi, diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil.

De acordo com Tiago Alves, CEO da Sunew, "repensar a mobilidade de forma sustentável e amiga do meio ambiente tem se tornado cada vez mais necessário. O pioneirismo da PepsiCo ao investir na tecnologia mais limpa para sua frota de distribuição é um grande exemplo de inovação para construção de um futuro mais sustentável no Brasil e no mundo", analisa.
Sunew/PepsiCo
PepsiCo investe em caminhões a gás
A instalação de painéis solares na frota de distribuição, não é a primeira iniciativa sustentável da PepsiCo. Em junho, a empresa anunciou a aquisição de 18 caminhões Scania movidos a GNV (gás natural veicular) ou Biometano. A compra figura-se como a maior realizada no Brasil até o momento.

LEIA: PepsiCo adquire 18 caminhões Scania movidos a gás

Em março, a PepsiCo também investiu na aquisição de caminhões elétricos de 8 toneladas para a distribuição dos produtos de sua divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio portes.

Segundo a empresa, este conjunto de ações visa expandir o uso de energia limpa pela companhia, com o objetivo de transformar sua frota em 100% sustentável.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas

Postar um comentário

0 Comentários