Facchini

Sindicato de transportadores lança aplicativo que permite avaliar caminhoneiros

Com o objetivo de estimular a produtividade no segmento de transporte de carga e valorizar caminhoneiros que trabalham de maneira eficaz e correta, o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), apresentou no fim de 2019 um aplicativo que permite as transportadoras de todo país avaliarem os caminhoneiros contratados.

Com funcionamento semelhante às estrelas dadas aos motoristas de aplicativos de transporte, a “Classificação Gamificada de Motoristas” leva em consideração a avaliação das transportadoras em diferentes quesitos, como por exemplo, pontualidade, cordialidade, comportamento, apresentação, situação da carga, entre outros fatores. 

Segundo o presidente do Setcesp, Tayguara Helou, a ferramenta não vai prejudicar os motoristas, mas sim “beneficiar os que trabalham bem”. “Nossa proposta é valorizar a classe e estimular a produtividade do setor. Não vamos fazer com que um caminhoneiro roube o serviço do outro”, explicou ao jornal Gazeta do Povo.


Até dezembro, a plataforma de avaliação já contava com 1.565 mil caminhoneiros cadastrados por 22 empresas. “Pedimos que as grandes transportadoras colaborem avaliando os motoristas e as pequenas, se unam e façam em grupo”, afirmou Tayguara Helou.

As novidades da plataforma não se restringem apenas ao sistema de avaliação. Em 2020, a entidade planeja acrescentar informações geradas por telemetria ao aplicativo. Se implementada, a tecnologia possibilitará o registro de frenagens bruscas, mudança no estilo de condução e excesso de velocidade. O Setcesp também planeja a inserção de um mapa de calor que mostrará a localização dos melhores motoristas do país. “No futuro, podemos até realizar um ranking com os melhores motoristas do país e bonificá-los”, disse o presidente da entidade.
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Gazeta do Povo
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA