Facchini

Randon New R

Motor Mercedes-Benz de 1.250 cavalos é a força da AM Motorsport na final da Copa Truck

Mercedes-Benz/Divulgação
Com seis pilotos na disputa pelo título, a Copa Truck 2019 chega ao fim no próximo domingo no Autódromo de Interlagos, na capital paulista. André Marques, da AM Motorsport, com seu Mercedes-Benz Actros 2646, é o 2º colocado no ranking dos finalistas. “Agora é hora de faca nos dentes e pé embaixo até a bandeirada final”, diz o piloto, que conta com a alta potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor para acelerar fundo e buscar a vitória.

No próximo domingo, outros dois brutos da equipe AM Motorsport estarão defendendo a tradição da marca Mercedes-Benz nas corridas de caminhão em Interlagos, pilotados por Wellington Cirino e Débora Rodrigues.

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor eletrônico Mercedes-Benz nas pistas dos autódromos é quase três vezes maior em relação aos 460 cv a 1.900 rpm do Actros 2646 de série. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro dos 2.300 Nm a 1.100 rpm dos modelos dos clientes. Ou seja, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas de competição e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que será essencial para André Marques na prova final da Copa Truck 2019.

Segundo Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, a Copa Truck reúne a paixão por caminhões com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas nas pistas. “Nesse ambiente esportivo, o Actros atinge até 240 km/h nos autódromos e o piloto pode perceber toda a força, alta performance, robustez, resistência e confiabilidade que são amplamente reconhecidos pelos motoristas no transporte de cargas. Este campeonato é uma vitrine muito especial, que atrai um grande público, reforçando ainda mais a imagem da Mercedes-Benz como marca top of mind em caminhões no País”, afirma o executivo.


Actros recebem preparações especiais para a Copa Truck
Além das adequações no motor, os Actros passam por uma preparação específica para as disputas na pista, com modificações no trem de força, chassi e cabina. Os caminhões de competição recebem, por exemplo, diversas alterações na suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando o aproveitamento da força do motor. Isso assegura mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e retomadas mais agressivas. Essa vantagem é muito importante, principalmente nas curvas.

Entre as mudanças, destacam-se ainda a menor distância entre o solo e o chassi, rebaixamento do para-choque, suspensão especial e redução da distância entre eixos. A estrutura do para-choque e a carenagem lateral são projetadas para adequar a aerodinâmica ao caminhão de corrida, bem como a refrigeração dos freios, pneus e amortecedores. Já a segurança é garantida pelos freios a disco nas quatro rodas, com sistema especial de resfriamento a água e ar.

A cabina do caminhão também é totalmente reconfigurada. Ela é menor e recebe banco tipo concha para competições, e também o santantonio – barras de proteção que contribuem para a segurança do piloto. Outra mudança na cabina é o painel de instrumentos, que ganha uma configuração específica para provas com destaque para conta-giros e níveis de água e óleo. 

A Mercedes-Benz fornece as peças de reposição para os modelos Actros utilizados nas corridas, especialmente dos motores, que são retrabalhados a cada etapa.

Transmissões ao vivo pela SporTV 2 e Internet
A Copa Truck é transmitida pelo canal SporTV 2, com link também pelo site www.copatruck.com.br. Os treinos livres são realizados na sexta-feira, com treinos de classificação no sábado. A prova de domingo em Interlagos será realizada em duas etapas, a partir das 14h00.

Diesellândia Mercedes-Benz reunirá mais de 200 caminhões
Paralelamente à final da competição de brutos, o Autódromo de Interlagos terá uma atração muito especial no próximo fim de semana, a “Diesellândia Mercedes-Benz”. Realizado pela marca em parceria com o Planeta Caminhão e a Copa Truck, este evento reunirá mais de 200 caminhões de todos os portes para uma confraternização com autônomos, motoristas e aficionados.

A “Diesellândia Mercedes-Benz” ocupará um espaço próprio entre a reta oposta e a Curva do Senna. Várias atrações estão reservadas a partir das 8h do sábado até o início da noite de domingo, como desafios de manobras, shows de rock e sertanejo, entregas de troféus aos caminhões de destaque, desde o mais original ao mais curioso, além de visitas aos boxes da Copa Truck e sorteios para volta rápida no caminhão de corrida.

“Nosso objetivo é promover uma confraternização com todos aqueles que têm paixão por caminhão. Juntamente com a emoção da Copa Truck, será um momento de renovar as energias num ambiente descontraído”, diz Ari. “Para aguçar a curiosidade dos participantes, levaremos mais de 10 caminhões da nossa frota, desde modelos clássicos do acervo da fábrica ao Novo Actros, o caminhão mais inteligente do mercado, incluindo também o Actros que faz alusão à equipe Mercedes-AMG Petronas da Fórmula 1, que conquistou seu sexto título seguido na categoria”.
FONTE: Mercedes-Benz
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA