Facchini

IVECO e Nikola Corporation apresentam primeiro caminhão em parceria

IVECO/Divulgação
Cerca de três meses após anunciarem umajoint venture que  envolve um investimento de US$ 250 milhões, a IVECO, a FPT Industrial, marcas do grupo CNH Industrial e a Nikola Corporation apresentaram nesta semana o primeiro caminhão resultado da parceria.

Batizado de Nikola TRE, o extrapesado 100% elétrico é baseado no inédito IVECO S-WAY, apresentado pela montadora italiana em julho deste ano. No quesito tecnologia, o modelo incorpora o que há de mais moderno em sistemas elétricos e de infoentretenimento da própria Nikola.

"O IVECO S-WAY é um produto de destaque, que incorpora o conceito de foco no cliente da IVECO e já ganhou impulso nos mercados com sucesso bem merecido. É a base do Nikola TRE e marca o início de uma nova jornada rumo ao transporte com zero emissões, fornecendo a plataforma para introduzirmos recursos disruptivos que mudarão o setor de transporte.", destaca Gerrit Marx, Presidente de Veículos Comerciais e Especiais.

O primeiro caminhão da joint venture conta ainda com detalhes semelhantes ao primeiro Nikola TRE, caminhão conceito apresentado pela empresa norte americana em abril deste ano,  durante o NIKOLA World Event.

A integração do design de ambas as empresas contou com o apoio do renomado estúdio de design, Italdesign, com sede em Moncalieri (Turim). De acordo com as empresas que fazem parte da parceria, integração do design é uma conseqüência natural da parceria.


100% elétrico
Desenvolvido para operações regionais, o primeiro Nikola TRE 4x2 conta com um sistema de bateria modular com capacidade total de até 720 kWh, que garante uma uma autonomia para até 400 quilômetros e que pode ser adaptado para atender as necessidades de diferentes clientes. A linha de transmissão elétrica fornece ainda uma potência contínua de 480 kW com torque de 1.800 Nm.

De acordo com as marcas, o inédito Nikola TRE também contará com versões de chassi rígido 4x2 e 6x2, atendendo operações no segmento de 18 a 26 toneladas, especialmente em centros urbanos e operações municipais.

Sistema de navegação e entretenimento exclusivo
O Nikola TRE conta ainda com um novo sistema de infoentretenimento baseado no sistema operacional da própria Nikola, que integra funções de entrega e navegação, além de controles para a maior parte das funcionalidades do veículo. Os recursos do sistema incluem controle climático, ajuste de espelho, ajuste de altura da suspensão, sistema de câmera de 360 ​​graus, navegação, sistema de áudio Bluetooth, configurações abrangentes do veículo e diagnóstico de veículo administrativo.

O veículo utiliza a tecnologia Bluetooth de baixa energia para criar um vínculo seguro entre o veículo e o smartphone do cliente, criando uma experiência de mídia única. A novidade também permite que um sistema inteligente de entrada sem chave seja desbloqueado quando o motorista se aproxima do veículo. O sistema também pode ajustar configurações como altura do veículo em relação a calçada e temperatura da cabine de acordo com a preferência do motorista.
IVECO/Divulgação
Próximos passos da joint venture
A IVECO, FPT Industrial e Nikola adotaram uma abordagem modular no desenvolvimento de sua oferta de eletricidade para o mercado europeu. A célula de combustível da Nikola será o ponto de partida para o projeto da bateria elétrica, para que o veículo elétrico Nikola TRE (BEV) possa ser convertido em tecnologia de célula de combustível. Com essa abordagem, os parceiros estão adotando uma visão de longo prazo, colocando as duas tecnologias em operação agora para que no futuro próximo possam ser comercializados oficialmente.

De acordo com as marcas, o lançamento oficial da novo Nikola TRE está previsto para acontecer na IAA 2020 e no Nikola World 2020, com entrega das primeiras unidades a partir de 2021.

TEXTO: Lucas Duarte
Caminhões e Carretas
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA