Facchini

Randon New R

Bolsonaro entrega pessoalmente projeto de lei que põe fim ao exame toxicológico e muda regras da CNH

O Presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL), entregou pessoalmente à Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 4 de junho, um projeto de lei que altera uma série de regras e prazos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e põe fim ao exame toxicológico exigido atualmente para motoristas profissionais habilitados nas categorias C, D e E. 


O projeto de lei entregue hoje, contempla uma série de promessas do próprio presidente da República que vinham sendo avaliadas, discutidas e citadas ao longo dos primeiros meses de governo. Destaca-se, o aumento de 20 para 40 o limite de pontos, em um período de um ano, para suspensão da CNH, a ampliação da validade do documento de 5 para 10 anos e nos caso dos idosos a ampliação de 2 anos e meio para 5 anos. O projeto de lei possibilita ainda que o Contran libere bicicletas elétricas sem maiores exigências e determina o fim da exigência de exame toxicológico para motoristas profissionais.


"Estamos desburocratizando, seguindo orientação do presidente Bolsonaro", disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, que acompanhou a entrega do projeto na Câmara.


Em abril, Freitas destacou ainda que o projeto de lei vai acelerar a suspensão em casos de infrações graves e gravíssimas, como dirigir depois de beber. Atualmente o processo de suspensão em casos de infrações graves e gravíssimas chega a passar por seis instâncias. Com a proposta, seriam apenas três instâncias até que o motorista perdesse o direito de dirigir.

Para que todas essas medidas entrem em vigor, o projeto precisará agora ser discutido no âmbito das comissões e, depois de aprovado, apreciado pelo plenário da Câmara e do Senado, para posteriormente ser enviado a sanção do presidente. 

LEIA: Governo Bolsonaro planeja "drogômetro" para flagrar motoristas sob efeito de drogas 

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA