Facchini

Scania retoma a produção e comercialização de modelos V8

Após cerca de dois meses de suspensão na produção e comercialização de modelos V8, a Scania informou nesta semana a retomada gradativa de todas as atividades que envolvem os consagrados motores de 8 cilindros. 


Em nota a montadora sueca relevou que esta retomada será um processo desafiador devido ao elevado número de pedidos acumulados ao longo dos últimos meses, que incluem caminhões, motores industriais e marítimos. 


A suspensão de todas atividades da Scania que envolvem os consagrados motores V8 aconteceu após uma grande greve de funcionários na empresa alemã responsável pela produção dos blocos com 8 cilindros. Ao contrário do que se pensa, os blocos de motores V8 não são produzidos na Suécia, mas sim na região de Leipzig, Alemanha.
"Esta é provavelmente a pior ruptura que atingiu nossa empresa em muitas décadas, quando se trata de distúrbios no fornecimento", diz Alexander Vlaskamp, ​​vice-presidente sênior da Scania Trucks. “Eu realmente gostaria de agradecer aos nossos clientes pela grande paciência e compreensão que demonstraram durante esta terrível situação. Nós da Scania estamos agora fazendo tudo que está ao nosso alcance para restabelecer uma situação normal e entregar caminhões e motores V8 em todo o mundo o mais rápido possível ”, completa. 
Ainda segundo a Scania, o fornecimento inicial de motores V8 será pequeno, mas constante. Em nota a montadora explicou que grandes distúrbios de produção como este provocam todos os tipos de desafios logísticos, e que demandam tempo para serem solucionados. 
"Ainda haverá incertezas por algumas semanas antes de termos certeza e aumentar nossa produção", confirma a Vlaskamp. “Mas estamos começando agora e aumentaremos gradualmente com o objetivo de confirmar um cronograma de entrega correto durante os próximos meses para os pedidos existentes. Vamos nos abrir sucessivamente para novos pedidos. Toda essa situação aconteceu em um momento em que estávamos extremamente ocupados produzindo novas unidades V8 e só posso dizer como sentimos muito que isso tenha acontecido com os clientes fiéis da Scania. ”, destaca o executivo. 
Atualmente a linha V8 é composta por potências que variam de 520 a 730 cv para aplicações rodoviárias, já no segmento marítimo os motores ultrapassam a marca de 1.150 cavalos de potência. Com seu primeiro exemplar de 350 cavalos apresentado em 1969, os lendários motores V8 completarão 50 anos em 2019. 

LEIA: Scania apresenta nova geração de motores V8

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA