Conheça 25 inovações do Volvo FH

Lançado em 1993 no mercado europeu e em 1994 no Brasil, a linha FH completa em 2018, 25 anos de história no transporte rodoviário de cargas. 
Além da série especial apresentada na última semana em comemoração ao 25º aniversário, a Volvo listou recentemente 25 inovações da linha FH, que consagraram o modelo em todo o mundo, especialmente nos quesitos conforto, segurança, desempenho e adaptabilidade do negócio. Confira: 


25: Volvo FH LNG (2017) 
Reafirmando a busca por formas de aumentar a eficiência e soluções sustentáveis, a Volvo Trucks apresentou em 2017, o Volvo FH LNG. O modelo pode ser abastecido com dois tipos de combustível a base de metano, o gás natural liquefeito (LNG) que reduz em até 20% as emissões de CO2 ou biogás (bio-LNG) que entrega uma redução de até 100% na emissão de CO2, se comparados ao diesel.
Segundo a montadora sueca, o lançamento permite reduzir ainda mais o impacto climático das pesadas operações de transporte regional e de longa distância.


24: I-Shift Crawler Gears (2016)
Em 2016, a Volvo apresentou ao mercado europeu mais um membro da família de caixas automatizadas I-Shift. A transmissão denominada I-Shift Crawler com duas marchas super reduzidas. 
O moderno sistema garante aos modelos da linha FH força extra para arrancadas mais suaves e constantes, principalmente em terrenos irregulares e escorregadios. Permitindo ainda a arrancada de veículos carregados com até 325 toneladas.

LEIA: Volvo apresenta nova caixa I-Shift capaz de tracionar até 325 toneladas

23: Tandem Axle Lift (2015) 
Em 2015 a Volvo inovou mais uma vez e apresentou um sistema capaz de suspender o eixo traseiro em caminhões traçados (6x4).
Com o objetivo de 
atender os veículos que operam em serviços pesados, principalmente aqueles que no trajeto ida circulam carregados e retornam vazios, o sistema garante uma redução de até 4% no consumo de combustível. 


22: I-Shift Dual Clutch (2014)
Com o I-shift Dual Clutch, o Volvo FH recebeu uma transmissão com tecnologia de carros de corrida. Isso permite uma condução ainda mais suave, especialmente em operações de longa distância. 

21: Volvo Dynamic Steering (2013)
A Direção dinâmica da Volvo oferece ao motorista uma nova experiência. Ao determinar a intenção dos motoristas 2 mil vezes por segundo e compensar o terreno e o vento, a direção fica muito menos tensa. Isso reduz a tensão nas costas e no pescoço dos motoristas. Em altas velocidades, a Direção Dinâmica da Volvo mantém os motoristas estáveis ​​e a caminho. E durante manobras lentas e cuidadosas, ele fornece uma grande força de direção, independentemente da carga.

20: FH Geração IV (2012)
Em 2012, o novo Volvo FH viu a luz do dia. Desta vez com ainda mais recursos para ajudar o motorista. A cabine foi aumentada com um espaço extra de um metro cúbico e as janelas ficaram ainda maiores para aumentar a visibilidade. O manuseio foi aprimorado com o chassi refinado.

19: I-Park Cool (2012)
O Volvo FH é um espaço de trabalho completo. E espaço vital. Ter uma boa noite de sono é essencial para a segurança na estrada e com a solução climática integrada I-Park Cool, os caminhões da Volvo estabeleceram em 2012 um novo padrão para manter a temperatura correta - mesmo à noite.

18: I-See (2012)
Com o software I-See, o Volvo FH passou a usar o conhecimento das estradas percorridas. O software usa o conhecimento para maximizar a economia de combustível com o controle de cruzeiro inteligente para cada subida e declive.

17: Alerta de Colisão com Freio de Emergência (2012)
O Volvo FH vem mantendo os motoristas seguros desde 1993. Em 2012, a Volvo Trucks introduziu o Aviso de Colisão com freio de emergência. Um recurso de segurança ativo que combina radar e câmera para identificar veículos em frente ao caminhão.
16: FH Generação III (2008)
Em 2008, o Volvo FH recebeu uma grande atualização. A cabine recebeu um novo design interior, estabelecendo um novo padrão para o conforto do motorista. A frente também ganhou um novo visual reconhecível com uma nova grade, quebra-sol e faróis.

15: Suporte de Alerta ao Condutor (2008) 
Com o objetivo de manter as estradas seguras, a Volvo Trucks introduziu em 2008, o Driver Alert Support. O sistema detecta movimentos erráticos na estrada. Se o motorista mostra sintomas de cansaço, o sistema envia um aviso sonoro e um sinal visual.

14: Lane Keeping Support (2007)
Para manter o motorista seguro, o Lane Keeping Support rastreia marcações de estrada com uma câmera e alerta o motorista se os marcadores de pista forem cruzados acidentalmente.

13: Volvo Freio Motor + (2006)
Quando o Volvo FH estreou em 1993, o freio motor da Volvo era uma característica interessante. Em 2006, o sistema recebeu uma atualização, aumentando a potência de frenagem em até 25%. Isso tornou os trechos em declives mais tranquilos e reduziu a carga sobre os freios das rodas.

12: FH Generação II (2001)
Com a segunda geração do Volvo FH, um novo padrão foi definido. O caminhão, que já era de sucesso, recebeu ainda mais recursos que tornaram o local de trabalho melhor para os motoristas e mais lucrativo para os negócios. A cabine redesenhada tinha aerodinâmica ainda melhor. 

11: Electronic Stability Program (2001)
Em 2001, a Volvo Trucks introduziu o primeiro programa de estabilidade do mundo que lida com combinações de caminhões e reboques Em situações de risco, a Estabilidade Eletrônica entra em ação, reduzindo a potência do motor e aplicando freios em cada roda do caminhão e do reboque individualmente.

10: Cabine de Absorção de Energia (2001) 
A Volvo Trucks sempre encontra novas maneiras de aumentar a segurança. No caso de uma colisão, a cabina de absorção de energia transfere a energia para trás - mantendo um espaço vital de sobrevivência no interior.

9: I-shift (2001)
Em 2001, o Volvo FH recebeu a caixa de velocidades I-Shift. Uma revolução na transmissão. Era um sistema de transmissão construído exclusivamente para troca automática de marchas, algo que ninguém havia feito antes para caminhões. Isso deu ao Volvo FH uma grande vantagem - permitindo que o motorista se concentrasse no tráfego enquanto obtinha um ótimo desempenho para o transporte de longa distância.

8: Freio a disco com sistema de freio controlado eletronicamente (1999) 
Um ótimo desempenho é importante em todas as partes do caminhão. Com os freios a disco com EBS, o Volvo FH obteve em 1999 uma resposta superior, ao mesmo tempo em que oferece acesso a ainda mais recursos por vir.

7: Front Underrun Protection System (1996) 
A segurança é importante não apenas para os indivíduos dentro do caminhão. No caso de uma colisão frontal com um carro, o Volvo FH é projetado para absorver parte da força recuando para trás. A Volvo Trucks introduziu esse recurso muito antes de se tornar obrigatório.

6: Airbag (1995)
Em 1995 a Volvo se tornou a primeira montadora de caminhões pesados no mundo a introduzir o airbag para motorista. 

5: D12A Engine (1993)
Com o motor D12A, o Volvo FH teve um ótimo avanço. O novo motor teve excelente desempenho. Tinha uma unidade injetora por cilindro, overhead camshaft e quatro válvulas por cilindro. Quando os pilotos começaram a testá-lo - o motor era uma das coisas que realmente se destacavam.

4: Freio motor Volvo (1993)
O freio motor Volvo deu ao FH uma grande potência de frenagem desde o início. Reduzindo o estresse nos freios das rodas - e permitindo maior velocidade média em terreno montanhoso com maior segurança.

3: Aerodinâmica (1993)
Como nenhum caminhão antes, o Volvo FH passou por extensos testes em túneis de ar para fornecer a aerodinâmica ideal. Isso deu melhor desempenho e menor consumo de combustível.

2: Cabine (1993)
Uma das principais vantagens que o Volvo FH teve no lançamento foi que ele se concentrou no motorista. A cabine foi projetada após inúmeros testes com motoristas reais. Foi com suas necessidades em mente que todas as decisões foram tomadas. Isso resultou em uma cabine que realmente impressionou o mercado. O Volvo FH não era apenas um lugar para dirigir - também era um lugar para viver.

1: Chassi (1993)
Quando o caminhão Volvo FH foi criado, ele fazia parte de um plano mais amplo na Volvo Trucks. Uma das coisas que tornaram o Volvo FH tão bom desde o início foi o novo chassi. Foi concebido como um terreno em que todos os outros engenheiros poderiam construir. Isso criou estabilidade e criatividade - e também criou as bases para futuras linhas de caminhões bem-sucedidas.

TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Volvo
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário