Facchini

VÍDEO: Volvo apresenta sistema que permite a elevação de eixo em caminhões 6x4

A Volvo apresentou na última semana um novo sistema capaz de suspender o eixo traseiro em caminhões traçados (6x4). A nova configuração visa atender os veículos que operam em serviços pesados, principalmente aqueles que no trajeto ida circulam carregados e retornam vazios, como por exemplo no transporte de madeira, de cargas granéis ou em canteiros de obras.
O novo sistema consiste em uma embreagem acoplada ao primeiro eixo de tração que permite que o segundo eixo seja desacoplado do sistema de transmissão e suspenso em até 140 mm em relação ao solo. O novo sistema permite ainda que o desengate e a elevação seja feita durante a condução do veículo.  
Segundo Jonas Odermalm, gerente do segmento de construção da Volvo, o novo sistema pode reduzir em até 4% o consumo médio de combustível, além de diminuir o desgaste de pneus e dos componentes da suspensão. Outra vantagem da elevação do segundo eixo é a redução em 1 metro do raio de giro do caminhão, facilitando assim as manobras. Destaca-se também a redução nos níveis de ruídos na cabine e menores vibrações na direção, já que apenas os pneus de um eixo de tração estão em contato com o solo. 
Inicialmente as novas configurações para elevação dos eixos em caminhões 6x4 estarão disponíveis apenas na Europa. E serão um opcional para os modelos FH, FH 16, FM e FMX.

CONFIRA O VÍDEO DEMOSTRATIVO DO NOVO SISTEMA:
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA