Facchini

Volvo lança novo sistema de baterias para linha FH e FM

A Volvo Trucks apresentou na última semana um novo sistema de baterias para a linha FH e FM, capaz de fornecer energia suficiente para todas as funções na cabine e reduzir o risco de parada devido a baterias descarregadas.
"Os motoristas podem desfrutar de um melhor conforto e condições de vida, sabendo que eles têm energia suficiente para suas necessidades, com um risco mínimo de perder todo o poder das baterias iniciais", diz Samuel Nerdal, Gerente de Produtos de Eletricidade e Eletrônica da Volvo Trucks.
O novo sistema de bateria possui dois conjuntos de bateria separados - um para iniciar o motor e o outro para todos os outros equipamentos elétricos da cabine. A única função da bateria do motor de partida é girar o motor e não é afetada pelo consumo de energia no resto do caminhão. Todas as outras funções, como o aquecedor de estacionamento, climatizador, geladeira, sistema de mídia e equipamentos pessoais, incluindo laptops, telefones celulares e tablets, são alimentados por baterias de gel separadas.
Ao empregar a tecnologia de gel, o novo sistema de baterias Volvo passa a atender aos requisitos de energia cada vez maiores exigidos pelos clientes atualmente. Se comparadas com as tradicionais baterias de de chumbo-ácido, a tecnologia de gel tem maior capacidade para manter altas concentrações de energia por longos períodos de tempo.
"Estes benefícios podem ser vistos principalmente nas tarefas de transporte de longa distância e em climas muito quentes ou frios. Mesmo nas noites de inverno, o motorista pode desfrutar de uma boa noite de descanso sem ter que se levantar e ligar o motor para recarregar as baterias", explica Samuel Nerdal.
A Volvo destaca ainda como grande benefício do novo sistema de baterias, a significativa redução no consumo de combustível e impacto ambiental, graças ao número reduzido de arranques no motor. "Um caminhão estacionado com um motor a vácuo consome cerca de três litros de combustível por hora. Com nossa solução, é possível minimizar o tempo de marcha lenta e assim reduzir significativamente os custos de combustível", diz Samuel Nerdal.
As novas baterias de gel oferecem ainda uma vida de serviço muito maior do que as baterias convencionais de chumbo-ácido, bem como mais ciclos de carga. Na verdade, durante ciclos difíceis, as baterias de gel durarão pelo menos 10 a 15 vezes mais.
"Nosso sistema de bateria não só atende às altas exigências atuais de um fornecimento de eletricidade seguro, mas também contribui para aumentar o tempo de atividade do veículo e reduzir os custos operacionais. Esta é uma solução que beneficiará muitos clientes", conclui Samuel Nerdal.

Confira os detalhes do novo sistema de baterias: 
- Disponível como opção para novos Volvo FH e Volvo FM no mercado europeu;
- Dois conjuntos de bateria com circuitos separados;
- Os sistemas e acessórios de conforto com alimentação elétrica são fornecidos por baterias de 210 Ah gel;
- O sistema da bateria de partida consiste em baterias convencionais de chumbo-ácido, 800 A CCA;
- As baterias de gel podem ser instaladas na parte traseira com as baterias de partida no lado esquerdo, ou em uma caixa de bateria combinada com as baterias de partida no lado esquerdo.
TEXTO: Lucas Duarte
Com informações: Volvo
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA