2017: Um ano repleto de séries especiais no Brasil

Além da retomada lenta do transporte rodoviário de cargas e do crescimento gradativo na produção de caminhões, o ano de 2017 também foi marcado pela comemoração de importantes datas e homenagens aos caminhões clássicos através do lançamento grandes séries especiais. 
Cinco montadoras apresentaram séries limitadas ao longo do ano, são elas: Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Volvo, Iveco e Mercedes-Benz. A Fenatran 2017 foi o maior palco de apresentação dos modelos, durante os cinco dias de evento três modelos foram apresentados em números limitados de produção, tornando-os verdadeiros itens de coleção. 


Confira abaixo cada uma das séries especiais, conheça todos os detalhes e a história por trás do lançamento de cada uma delas: 

1 - Scania 60 anos: Homenagem ao 113H 
Como parte das comemorações de 60 anos de presença no Brasil, a Scania apresentou em março a série especial em homenagem ao lendário 113H, um dos modelos mais marcantes da marca no país. 
Limitada em 60 unidades e disponíveis para os modelos R 440 e R 480, a série especial 113H chegou ao mercado brasileiro disponíveis em duas versões, o clássico e o clássico estilo. Além de contar com todos os acessórios e componentes da linha Streamline, a versão clássico estilo contou com rodas de alumínio, painel color plus, bancos e volantes de couro. Já as duas versões contaram com faróis tipo xenon, calota dianteira, espelho angular do lado do motorista e passageiro e capa do cubo de roda em alumínio com grifo. Completou as duas versões a pintura azul celeste em toda a cabine incluindo a grande frontal, acompanhada das icônicas faixas rosa, lilás e roxa.

LEIA: Scania apresentará série especial em homenagem a 113H
LEIA: Scania apresenta hoje série especial em homenagem a 113H 
LEIA: Série especial em homenagem a Scania 113H terá duas versões
LEIA: Série especial em homenagem ao Scania 113H terá apenas 60 unidades 


2 - VW: Série especial em homenagem aos modelos VW 6.80, VW 11.130 e VW 13.130
Para celebrar modelos que brilharam em sua trajetória, a VW Caminhões apresentou em agosto a edição limitada que homenageia três de seus mais icônicos veículos: VW 6.80, VW 11.130 e VW 13.130. Precursores das famílias Worker e Delivery, os caminhões marcaram época nas aplicações de serviços urbanos e agora retornam em edição limitada, baseada nessa linhagem de sucesso.
A edição limitada foi disponibilizada para os modelos VW Delivery 8.160 e VW Worker 13.190. Ambos receberam a “cara” dos Volkswagen que rodavam na década de 1980: pintura em Amarelo Primavera, bancos em vinil preto, rodas pretas sem calota e com protetor de porcas, para-choque, para-barros pretos e outros detalhes visuais.

LEIA: VW Caminhões lança série especial em homenagem aos modelos VW 6.80, VW 11.130 e VW 13.130

3 - Volvo FH Performance Edition
Uma das grandes atrações da Volvo durante a Fenatran 2017 foi a Série Especial Performance Edition. Limitada em 40 a unidades dos modelos FH540 6x4 e do FH460 6x2, a série é parte das comemorações dos 90 anos da Volvo Trucks. 
Disponibilizada em duas cores especiais, azul e prata, a série especial conta com faixas laterais que remetem a bandeira da Suécia, país onde está situada a matriz mundial da Volvo. O FH Performance Edition conta ainda com suspensão pneumática, carenagens laterais e defletores, além de spoiler dianteiro e degraus na cor da cabine, conferindo ao veículo um aspecto ainda mais arrojado. Faróis de xenon, rodas de alumínio polido, espelhos angulares, no lado esquerdo do motorista e direito do passageiro complementam os itens de design externo. 
Já no interior, a série Performance Edition brasileira também não deixa a desejar. Bancos de couro com regulagens de encosto, lombar, horizontal e de altura tornam a cabine ainda mais confortável. O banco do motorista conta ainda com suspensão pneumática com amortecedor ajustável, assim como aquecimento e ventilação. A cabine conta com extensão da almofada do banco, ajuste dos ombros e apoio para braços. O volante e os puxadores são em couro, e os tapetes são personalizados com a inscrição Performance Edition.
Além da consagrada caixa de câmbio I-Shift o FH Performance Edition conta ainda com uma série de dispositivos, equipamentos e acessórios que o fazem único no mercado brasileiro: freios ABS, air bag, climatizador, central multimídia, computador de bordo, piloto automático, farol luz do dia, indicador de temperatura ambiente, prancheta para anotações, luzes de freio de emergência, sensores de chuva e crepuscular, câmera de ré, pré-tensionador do cinto de segurança do motorista, refrigerador sob a cama e todos os  itens da versão Top Class da linha F. 
Completando os itens de tecnologia está a nova plataforma multimídia tela touchscreen de sete polegadas, novo serviço de navegação, mídia player remodelado, dual bluetooth (conecta dois celulares), novo visual para o Dynafleet e uma série de aplicativos, como Spotify e Deezer, entre outros.

LEIA: Volvo FH Performance Edition terá apenas 40 unidades no Brasil 

4 - Iveco 20 anos: Hi-Way e Daily séries especiais 
Para celebrar os 20 anos de presença no Brasil, a Iveco apresentou durante a Fenatran 2017 uma série especial dos consagrados modelos Daily e Hi-Way. Limitada em 20 unidades de cada modelo, a série especial tem como grande destaque o visual personalizado, que remete aos modelos XP apresentados ao mercado europeu neste ano.

Iveco Hi-Way 20 anos
 
O Iveco Hi-Way série especial na cor prata ganhou pintura diferenciada em preto fosco e detalhes em azul metálico, grade central cromada, faróis com DRL (Day Running Light), defletor de ar e rodas em alumínio de alto brilho. 
Já no interior o luxo, a sofisticação e o conforto são os atributos de grande destaque. Destacam-se a pintura de detalhes do interior em Black Piano, detalhe na porta em azul, couro de alta qualidade na forração do volante e nos bancos com design feito por costura a mão. Cortinas de alto padrão e tapetes customizados completam o design interior. 
A conectividade e o entretenimento também chamam a atenção no Iveco Hi-Way série especial. O modelo conta com unidade multimídia, com TV digital de led, conectividade bluetooth e espelhamento para Android e IOS, o kit de som de alta potência e a TV de 19 polegadas.


Iveco Daily 20 anos 
O modelo tem itens exclusivos como detalhes do painel em Black Piano, central multimídia com tela touch, TV digital, espelhamento Android e câmera de ré com infravermelho. A pintura externa da grade e do para-choque dianteiro se destaca em tons de azul, prata e preto fosco.  
A série especial IVECO Daily conta ainda com os seguintes com opcionais mínimos: trio elétrico, ar-condicionado e air bag.

LEIA: Hi-Way e Daily série especial celebram 20 anos de Iveco no Brasil 

5 - Mercedes-Benz Actros série especial: Homenagem aos modelos L-1111 e L-1113 
Também durante a Fenatran 2017, a Mercedes-Benz apresentou o Actros série especial. Edição limitada e exclusiva de 21 unidades, o top de linha da marca conta com design retrô inspirado nos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970, os mais vendidos no Brasil em todos os tempos.
As 21 unidades com cabine Megaspace Segurança trazem como destaque, pintura externa em verde “retrô”, chassi na cor vermelha clássica dos antigos caminhões da marca, revestimento interno em couro bege e preto e tecido retrô, fundo do painel de instrumentos na cor verde, faixas laterais e frontais em bege e adesivo alusivo à Serie Especial e 21ª Fenatran nas portas.
Actros série especial foi disponibilizado em dois modelos, sendo 15 unidades do Actros 2651 6x4 e 6 unidades do Actros 2546 6x2.


Design “retrô” do Actros Série Especial
- Cabina com pintura externa em verde “retrô”
- Chassi na cor vermelha clássica dos antigos caminhões da marca
- Revestimento da cobertura do painel (cluster) em couro preto com costura verde
- Tapete do painel em couro bege com borda verde
- Tapete central do piso com borda de arremate em verde “retrô”
- Revestimento interno das laterais das portas em couro bege
- Volante com aplicação de couro perfurado nas cores preto e bege
- Manoplas de freio do caminhão e da carreta com aplicação de couro preto perfurado 
- Bancos de couro preto e partes centrais do assento e do encosto com tecido “retrô”, além de costura de acabamento na cor verde
- Tecido da cama com aplicação de costura em forma de losango na cor verde “retrô” 
- Cortinas laterais e frontal em blackout no lado interno e na cor verde no lado externo
- Fundo do painel de instrumentos na cor verde “retrô”
- Faixas laterais exclusivas na cabina em bege
-Faixas frontais na grade em bege
- Adesivo alusivo à Serie Especial e 21ª Fenatran nas portas

LEIA: Conheça em detalhes o Mercedes-Benz Actros Série Especial 
LEIA: Fagundes compra primeiro Actros Série Especial na Fenatran

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 
Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário