Facchini

Fenatran 2017: Séries especiais são os grandes destaques

Começa nesta segunda-feira (16) e vai até a próxima sexta-feira (20) a 21ª Fenatran - Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas. O promete refletir o otimismo e retomada do setor de transportes está repleto de novidades em caminhões e implementos. 
Um dos grandes destaques da edição deste ano são as séries especiais e extremamente limitadas apresentadas pelas montadoras Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volvo. Os modelos são uma das grandes atrações em seus estandes. Conheça em detalhes cada uma delas agora: 

1 - Iveco Hi-Way e Daily - 20 anos 
Em comemoração aos 20 anos de operação no Brasil, a Iveco preparou uma série especial e limitada em 20 unidades (cada) dos consagrados modelos Hi-Way e Daily. Além disso cada uma das unidades será numerada e receberá uma plaqueta com o nome do proprietário. 
Destaca-se nos modelos o visual personalizado, tendo como diferencial design e atributos como tecnologia embarcada, conectividade e conforto extra a bordo, que transformam os caminhões em verdadeiros artigos de colecionador.
IVECO HI-WAY 20 ANOS
O modelo especial na cor prata ganhou pintura diferenciada em preto fosco e detalhes em azul metálico, grade central cromada, faróis com DRL (Day Running Light), defletor de ar e rodas em alumínio de alto brilho. Se por fora o Hi-Way chama a atencão, o interior foi projetado para promover o luxo e a sofisticação. Pintura de detalhes do interior em Black Piano, detalhe na porta em azul, couro de alta qualidade na forração do volante e no bancos com design feito por costura a mão. 
O conforto fica a cargo da cortina, em alto padrão de acabamento, e o par de tapetes customizados. A unidade multimídia, com TV digital de led, conectividade bluetooth e espelhamento para Android e IOS, o kit de som de alta potência e a TV de 19 polegadas completam o pacote. As versões comemorativas estão à disposição na versão teto alto.
Na compra do modelo especial o cliente ganha de presente da IVECO um kit com mala em couro, nécessaire, toalha, jaqueta e boné customizado. 
IVECO DAILY 20 ANOS
O modelo tem itens exclusivos como detalhes do painel em Black Piano, central multimídia com tela touch, TV digital, espelhamento Android e câmera de ré com infravermelho. A pintura externa da grade e do para-choque dianteiro se destaca em tons de azul, prata e preto fosco.  A série especial Iveco Daily está disponível em todas as versões de fábrica com opcionais mínimos: trio elétrico, ar-condicionado e air bag.

2 - Mercedes-Benz: Série especial inspirada nos modelos L 1111 e L 1113
Com o objetivo de juntar histórias e homenagear seus clientes e Fenatran, a Mercedes-Benz apresentou o Actros Série Especial, uma edição limitada e exclusiva de 21 unidades com design retrô inspirado nos clássicos caminhões com cabinas semi-avançadas L-1111 e L-1113 das décadas de 1960 e 1970.
Segundo a montadora a série é composta por 15 cavalos mecânicos Actros 2651 6x4 e 6 unidades do Actros 2546 6x2. Ambos receberam itens de personalização exclusivos que fazem jus aos modelos homenageados. Destaca-se: 
- Cabina com pintura externa em verde “retrô”
- Chassi na cor vermelha clássica dos antigos caminhões da marca
- Revestimento da cobertura do painel (cluster) em couro preto com costura verde
- Tapete do painel em couro bege com borda verde
- Tapete central do piso com borda de arremate em verde “retrô”
- Revestimento interno das laterais das portas em couro bege
- Volante com aplicação de couro perfurado nas cores preto e bege
- Manoplas de freio do caminhão e da carreta com aplicação de couro preto perfurado
- Bancos de couro preto e partes centrais do assento e do encosto com tecido “retrô”, além de costura de acabamento na cor verde
- Tecido da cama com aplicação de costura em forma de losango na cor verde “retrô”
- Cortinas laterais e frontal em blackout no lado interno e na cor verde no lado externo
- Fundo do painel de instrumentos na cor verde “retrô”
- Faixas laterais exclusivas na cabina em bege
- Faixas frontais na grade em bege
- Adesivo alusivo à Serie Especial e 21ª Fenatran nas portas
3 - Volvo FH Performance Edition 
Como parte da comemoração de 90 anos da Volvo Trucks, a montadora sueca apresenta na Fenatran 2017 a nova série especial Performance Edition, inspirada uma edição especial de caminhões recentemente apresentada na Suécia.
Limitada em 40 unidades dos modelos FH540 6x4 e do FH460 6x2, a série especial será oferecida nas cores especiais azul e prata. Externamente, a cabine Globetrotter conta com adesivos laterais ao longo de toda a porta e avançando nas carenagens, mostrando faixas em referência a bandeira da Suécia, país onde está situada a matriz mundial da Volvo. 
O FH da edição especial chega com suspensão pneumática, carenagens laterais e defletores, além de spoiler dianteiro e degraus na cor da cabine, conferindo ao veículo um aspecto ainda mais arrojado. Internamente, os bancos de couro tornam a cabine ainda mais confortável. Os faróis são de xenon e as rodas, de alumínio polido. Também externamente estão os espelhos angulares, no lado esquerdo do motorista e direito do passageiro, melhorando sensivelmente o campo de visão do condutor.
O interior também não deixa a desejar. Reclinável, o assento do condutor tem regulagens de encosto, lombar, horizontal e de altura. O banco do motorista também tem suspensão pneumática com amortecedor ajustável, assim como aquecimento e ventilação. A cabine conta com extensão da almofada do banco, ajuste dos ombros e apoio para braços. O volante e os puxadores são em couro, e os tapetes são personalizados com a inscrição Performance Edition.
Completando os atributos está a nova plataforma multimídia. Mais moderna e com mais tecnologia, tem uma tela touchscreen de sete polegadas, novo serviço de navegação, mídia player remodelado, dual bluetooth (conecta dois celulares), novo visual para o Dynafleet e uma série de aplicativos, como Spotify e Deezer, entre outros. 

4 - Scania King Road 
Talvez uma das mais limitadas da história, ou talvez não possa ser considerada uma série especial, mas a King Road é uma das grandes atrações da Scania na Fenatran 2017. 
Limitada em apenas uma versão e produzida exclusivamente para a edição deste ano, a Scania King Road é composta pelo modelo R 620 V8 6x4 com carenagem lateral, paralamas pintados, rodas de alumínio, interior em couro, faixas mais modernas e simbolo em alusão aos 60 anos da Scania no Brasil. 
Segundo a montadora antes mesmo de chegar ao stand, o modelo já foi vendido, entretanto não foi informado que à adquiriu. 

TEXTO: Lucas Duarte
Blog Caminhões e Carretas 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA