Facchini

Randon New R

Petrobras anuncia de redução de 5,1% no preço do óleo diesel

Após dois aumentos consecutivos, um em dezembro e outro no início de janeiro, a Petrobras anunciou na noite dessa quinta-feira (26) uma redução no preço do óleo diesel. As revisões de preços feitas nos últimos meses fazem parte da política de preços adotada pela empresa em outubro passado. Segundo a empresa, a política permite mais de uma revisão de preços ao longo do mês, afim de acompanhar as variações de mercado. 
Em nota oficial, o Grupo Executivo de Mercado e Preços (Gemp) decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 5,1% em média. Os novos valores começam a ser aplicados a partir da 0h dessa sexta-feira (27). 
Segundo a empresa, a valorização do real desde a última revisão de preços, por ajustes na nossa competitividade no mercado interno e pela redução dos preços dos derivados nos mercados internacionais, especialmente do diesel, influenciou diretamente na redução de preço anunciada. 
Sobre o preço do combustível nas bombas a Petrobras destacou que, se o reajuste for repassado de forma integral, sem alteração das demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final o diesel pode cair 2,6% ou cerca de R$ 0,08 por litro, em média. A decisão de redução ou não dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.
Vale ressaltar que os últimos aumentos foram rapidamente repassados ao consumidor final já as reduções anteriores quase não foram perceptíveis, gerando um grande descontentamento principalmente no transporte rodoviário de cargas.

Gasolina
O preço da gasolina nas refinarias também está incluído na nova política de preços da Petrobras. Segundo a empresa, o preço do combustível também foi reduzido em 1,4% a partir de hoje. Se repassado ao consumidor de forma integral, a gasolina terá uma redução de 0,4% ou R$ 0,02 por litro.

TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA