Facchini

Randon New R

Volvo apresentará caminhão com 2400cv

Com o objetivo de quebrar o recorde mundial de velocidade, a Volvo apresentará no próximo dia 24, um caminhão com 2.400 cv de potência sob o capô, denominado "The Iron Knight" (O Cavaleiro de Ferro). A apresentação e a tentativa de quebra do recorde mundial serão transmitidas ao vivo pelo canal da montadora sueca no Youtube. Já a estreia mundial e a apresentação pública do modelo acontecerão no estande da Volvo na Elmia Truck, entre os dias 24 e 27 de agosto. 
O "The Iron Knight" é o resultado de uma colaboração única entre técnicos, engenheiros e designers da Volvo. Segundo Claes Nilsson, Presidente da Volvo Trucks, "The Iron Knight" é uma maneira perfeita para mostrar as habilidades e inovações que existem dentro da Volvo. Enquanto o objetivo é trabalhar para gerar novos insights sobre as soluções técnicas e estruturais, que poderão ser aplicadas na produção de caminhões da montadora. 
O caminhão é totalmente personalizado, com exceção do motor e da caixa de velocidades. Sob o capô um motor D13 fortemente modificado com intercooler quatro turbo compressores, que geram 2400 cv de potência e 6000 Nm de torque. Os sistemas elétricos e eletrônicos foram reduzidos, e o software foi reprogramado para se obter o máximo de potência e estar perfeitamente em sintonia com uma caixa I-Shift de dupla embreagem, que a mesma utilizada nos modelos da linha FH. A combinação de todos esses itens com o peso de 4500 kg gera uma relação peso/potência e 0,5 cv / kg.
Para quebrar um recorde mundial de velocidade é necessário um desempenho extraordinário. Com isso, a caixa I-Shift de dupla embreagem se tornou o melhor equipamento para alcançar esse objetivo, pois mantém o torque nas rodas de tração durante as mudanças de velocidade, assim como em um carro de corrida. "Ele permite que o "The Iron Knight" acelerar sem perder um tempo precioso durante as trocas de marcha", releva Niklas Öberg, engenheiro-chefe da Volvo Trucks.
O "The Iron Knight" é uma homenagem a linha FH. Tecnologia e design complementam cada detalhe - desde a grade frontal até as saias laterais. A cabine é feita de fibra de vidro e projetada para suportar a resistência do ar. As saias laterais possuem uma aparência poderosa com grandes entradas de ar que refrigeram o motor. Nigel Atterbury, Designer Sênior da Volvo Trucks, completa, "o "The Iron Knight" é um projeto bonito e poderoso que é inspirado no Volvo FH. Basta olhar para o veículo para entender que é um caminhão muito rápido. Mesmo quando está parado, parece que ele está em movimento".
O "The Iron Knight" tentará bater o recorde mundial em duas categorias, a de 500 metros e de 1000 metros. Confira a prévia do modelo em ação: 
TEXTO: Lucas Duarte
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA