Facchini

Empresário de Nova Odessa constrói pista para miniaturas de caminhões

Apaixonado por miniaturas, o empresário de Nova Odessa (SP) Gerson Carlos dos Santos, de 42 anos, resolveu construir uma pista para miniaturas de caminhões, conhecido como "truck modelismo", com o apoio de outros amantes da prática. Após seis meses de preparação, a riqueza de detalhes da estrutura por onde passam as réplicas, monitoradas por rádio controle, impressiona.
Com cerca de 500 metros de extensão, a pista terá balança que pesa os eixos dos veículos, guincho e até praça de pedágio que reconhece, por sensores, quando a réplica se aproxima. A área reproduz com fidelidade o cenário e a estrutura de uma estrada para o truck modelismo.
"A balança e o pedágio funcionarão de verdade", ressaltou o idealizador. Em proporção, as miniaturas são 14 vezes menores que os caminhões. Mas quem visita o cenário, demora a se dar conta de que tudo aquilo não passa de uma réplica.
"Os amantes do truck modelismo, a maioria adultos, voltam a ser crianças", disse Santos, idealizador do projeto. "Nós nos sentimos como um jovem quando ganha o primeiro automóvel", brincou.
Além da estrutura comum às concessionárias responsáveis pelas vias de rodagem, a pista já tem sinalização, placas de indicação de velocidade máxima, mecânica, transportadora e borracharia. Mas a estimativa é que fique totalmente pronta só em agosto, quando será aberta à visitação, com agendamento prévio.
Ideia
Santos contou que o interesse em criar um espaço fixo para a prática do truck modelismo surgiu há um ano e meio. Ele já integrava um grupo nas redes sociais para adeptos e participava de encontros em diversas cidades do Brasil. Atualmente, a comunidade conta com cerca de 40 pilotos.
O idealizador do projeto preferiu não divulgar o valor de cada miniatura, bem como o investimento total realizado na construção da pista. "Não gostaríamos de tornar isso público, até porque nosso espaço não terá fins lucrativos", justificou.
A dificuldade de poder reunir a família e levá-la conosco a cada passeio com os caminhões, no entanto, o fez pensar em criar a pista. "Tínhamos a estrutura para nossas réplicas, mas não para quem gostaríamos de levar conosco", explicou.
Santos contou também que a maioria dos participantes do grupo tem alguma ligação maior com o veículo. "São caminhoneiros, ex-motoristas, donos de transportadoras, funcionários. Cada um com sua paixão", disse. Mas a intenção é divulgar a prática e conquistar mais adeptos. "A ideia de construir a pista também foi para fazermos novas amizades", completou.

Empresário de Nova Odessa constrói pista para miniaturas de caminhõeshttp://www.caminhoes-e-carretas.com/2015/07/empresario-de-nova-odessa-constroi.html#more

Posted by Caminhões-e-Carretas on Segunda, 13 de julho de 2015
FONTE: G1 
NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA