Facchini

Em um mês, PRF flagra metade do total de excesso de peso aferido no primeiro semestre em Pernambuco

PRF/Divulgação

Autuações por desrespeito à Lei do Descanso também foram destaque na regional

Com o objetivo de coibir condutas imprudentes e reduzir a violência no trânsito, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) está intensificado a fiscalização de infrações que comprometem a segurança viária nas rodovias federais que cortam o estado de Pernambuco.

Dentre as ações que vem sendo realizadas pela corporação, destaca-se a fiscalização do excesso de peso em veículos de carga, que registrou 2,75 mil toneladas apenas no mês de agosto deste ano. O resultado expressivo corresponde a metade do total de excesso de peso registrado no primeiro semestre, que foi de 5,4 mil toneladas. Considerando o período de janeiro a agosto deste ano, o número salta para um total de 9,4 mil toneladas constatadas nos trechos pernambucanos. 

Atualmente, o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, pois além de diminuir a vida útil do pavimento, compromete a eficiência do sistema de freios e aumenta consideravelmente o risco de acidentes graves.


Ao longo do mês de agosto, equipes da PRF também registraram um recorde no número de autuações por desrespeito à Lei do Descanso, sendo, 209 dos 254 autos emitidos este ano.  Atualmente, o Art. 67-C Lei 13.103/2015 determina que no período de 24 horas o motorista descanse 11 horas. Deste tempo total de descanso, pelo menos 8 horas deverão ser ininterruptas.

Ainda segundo a corporação, os resultados fazem parte do planejamento do Serviço de Operações (SEOP) da PRF, através da Unidade Regional de Segurança Viária (URSV), que tem direcionado as ações de fiscalização da regional para redução da acidentalidade. A iniciativa está em consonância com as diretrizes da Diretoria de Operações (DIOP), que busca alinhar ações de segurança viária e enfrentamento ao crime nas regionais.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA