Facchini

Randon New R

Governo Federal reduz percentual de biodiesel para evitar disparada no preço do óleo diesel

Agência CNT

Válida para o 82º Leilão de Biodiesel, referente ao suprimento dos meses de novembro e dezembro, redução será de 13% para 10%

O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, aprovou nesta terça-feira, 13 de setembro, a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) de reduzir o percentual de biodiesel no óleo diesel, passando de 13% para 10%. 

Válida para o 82º Leilão de Biodiesel, destinado ao suprimento dos meses de novembro e dezembro de 2021, a decisão é confirmada pela Resolução nº 16/2021, aprovada pelo CNPE no último dia 6 e publicada ontem (13) no Diário Oficial da União (DOU).


De acordo com o Governo Federal, a redução tem como principal objetivo evitar “incremento excessivo” no preço do diesel ao consumidor final, “o que implicaria em efeitos negativos à economia do país”. “A medida decorre dos efeitos da valorização do custo do óleo de soja nos mercados brasileiro e internacional, combinados com a desvalorização cambial da moeda brasileira frente ao dólar, que tem impulsionado as exportações de soja e também encarecido o valor do biodiesel produzido nacionalmente”, explicou a Secretaria-Geral, em nota.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), que preside o CNPE, a redução do teor de biodiesel na mistura é “momentânea e temporal”. A pasta espera “em breve, com as condições adequadas”, aumentar a produção e uso dos biocombustíveis no Brasil, de acordo com os objetivos da Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio).

Atualmente a soja é a principal matéria-prima do biodiesel brasileiro, com cerca de 71% na composição. O restante é oriundo de sebo bovino e outros óleos.

Com informações: Agência Brasil

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA