Facchini

Total Log conquista 4 importantes certificações em tempo recorde

Total Log/Divulgação

Certificações SASSMAQ, ISO 9001, 45001 e 14001 foram conquistadas em menos de um ano após um intenso programa de investimentos, treinamentos e adequações operacionais

Atenta as oportunidades de negócios que surgiram durante a pandemia de Covid-19 (Coronavírus), a Total Log, empresa mineira de transportes e logística, aproveitou o período desafiador para investir e conquistar, em tempo recorde, quatro certificações, entre elas uma específica para cargas químicas não-perigosas - não inflamáveis ou explosivas. 

Com 20 anos de história no transporte brasileiro, a Total foi certificada com a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade). “Segurança sempre foi uma prioridade para nós. Por isso, passamos por um rigoroso processo de auditoria, que segue padrões internacionais de análise e gestão, além de verificação in loco da execução prática de procedimentos”, afirma a CEO, Patrícia Tiensoli. 

As certificações da ISO são regulamentadas, no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sendo a ISO 9001 um selo de qualidade; a ISO 14001 um selo ambiental e a ISO 45001 um selo de gestão de segurança e saúde ocupacional. Já a SASSMAQ é um selo de qualidade para transporte de substâncias químicas, emitido pela Associação Brasileira de Indústrias Químicas (Abiquim).


Transporte de cargas químicas
Com as recentes qualificações, a Total Log agora está autorizada a transportar cargas químicas não perigosas, não inflamáveis ou explosivas, mas que ainda podem representar algum tipo de risco. Dentro das normas estão a segurança com as equipes, adequações das carretas e procedimentos que devem ser adotados em caso de vazamento ou outra ocorrência. “Há um protocolo que devemos seguir , com todo o comprometimento por parte da empresa. Se tiver um derramamento, por exemplo, o transportador é o responsável. Então, requer extremo cuidado”, ressalta a CEO.


Conquista em tempo recorde
Segundo a executiva, às adequações necessárias para receber as certificações, como adaptações de instalações e carretas, além de treinamentos intensos com a equipe começaram no início deste ano. “Em toda crise existe uma oportunidade. E, apesar do momento difícil, consideramos como fundamental todos esses investimentos para atingirmos um novo patamar no mercado brasileiro”, destaca.  

Normalmente, as empresas levam cerca de um ano, em média, para conquistar as habilitações. “Mas trabalhamos com afinco e conseguimos, em apenas oito meses, finalizar todos os processos ligados a essas certificações”, finaliza a empresária.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA