![]() |
| PRF/Divulgação |
Bitruck abordado transportava 90 chapas de granito, 49 a mais que o permitido; ao todo, 12 multas foram aplicadas nos caminhões retidos
No último domingo (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu na BR-101, em Guarapari (ES), uma ação de fiscalização focada em veículos de carga que atuam no transporte de rochas ornamentais. Dois caminhões foram flagrados com uma quantia expressiva de excesso de peso.
De acordo com as informações oficiais da corporação, o caminhão truck abordado circulava com 7 toneladas de excesso de carga. Já o bitruck, transportava 90 chapas de granito, sendo, 49 acima do permitido (70% além do limite legal) e apresentando 12 toneladas de excesso de peso.
Ao todo, 12 autuações foram aplicadas e dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO's) foram lavrados. Além disso, os dois caminhões foram retidos para o transbordo das 19 toneladas de carga em excesso.
Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.
Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.
