Primeiro Volvo FH autônomo da nova geração foi montado com sucesso em uma fábrica na Suécia; primeira geração de caminhões autônomos Volvo já entrega resultados expressivos na Noruega
A Volvo Autonomous Solutions (VAS), divisão da montadora sueca especializada no desenvolvimento de soluções autônomas para o transporte de cargas, deu o primeiro passo rumo à produção em série de caminhões autônomos para mineração. A fábrica da Volvo Buses em Säffle, Suécia, concluiu com sucesso a montagem do primeiro Volvo FH autônomo.
“Este marco é uma prova da força combinada da engenharia da Volvo Autonomous Solutions e da capacidade de produção da fábrica de Säffle”, disse Cecilia Ekström, Chefe de Veículos e Máquinas Autônomas da Volvo Autonomous Solutions. “A transição da construção em oficinas de P&D para a montagem em fábrica é um primeiro passo crucial para viabilizar a implantação em larga escala de caminhões autônomos, garantindo qualidade e confiabilidade de nível OEM para clientes que operam em ambientes desafiadores.”
O primeiro Volvo FH autônomo a deixar a linha de montagem da marca, traz consigo o que há de melhor em termos de tecnologia de ponta. Destaque para a presença de poderosos sistemas operacionais e de gerenciamento de dados, combinados com um conjunto abrangente de sensores, radares e câmeras, capazes de suportarem as condições operacionais mais exigentes.
Em operação há dois anos na mineração norueguesa, a primeira geração de caminhões Volvo FH autônomos já entrega resultados excepcionais. Prova disso são mais de 220.000 quilômetros percorridos, o equivalente a mais de cinco voltas ao redor do mundo, e movimentação de 1 milhão de toneladas de calcário desde o início das operações.
